Voz do Brasil - Coluna Extra

quarta-feira, 21 de setembro de 2005

Voz do Brasil

No Dia do Radialista, faço uma pergunta: por que ainda é obrigatória a transmissão da Voz do Brasil às 19h? Algumas emissoras, como a Rádio Bandeirantes, em São Paulo, brigam na Justiça e não transmitem no horário imposto, mas sim no final da noite. Preferem ocupar o horário com informações de utilidade para os ouvintes, como as condições do trânsito. Aqui em Florianópolis, raramente as emissoras pedem ou conseguem autorização para transmitir o programa em outro horário e nenhuma entrou na Justiça como fez a emissora paulista. A mudança no horário já aconteceu em dia de jogo importante de futebol e, se não estiver enganado, no dia do Apagão. Hoje, por exemplo, a torcida do Figueirense que prefere as transmissões da Rádio Guarujá ou da Rádio Bandeirantes não vai poder acompanhar desde o início a partida do time contra o São Caetano, que começa às 19h30min. Só com 30min de jogo é que os alvinegros vão poder grudar o ouvido no radinho para acompanhar mais uma tentativa (N.B.A.*: frustrada?) de recuperação no Brasileirão. Já os que preferem a CBN-Diário terão duas alternativas: a emissora vai driblar a Voz do Brasil usando a internet (via ClicStation, do ClicRBS) e o canal 2 da NET (que já transmite a programação da emissora do Grupo RBS). Ainda assim, o jogo ficará restrito a quem tem acesso à internet ou é assinante da NET.
Felizmente, o fim da obrigatoriedade de tramissão da Voz do Brasil voltou a ser discutido neste mês, em Brasília, na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. E ainda que as emissoras não ocupem o horário com informações de utilidade pública, é muito melhor ir para a casa ouvindo boa música em vez de ouvir, por exemplo, o noticiário da Câmara, recheado de abobrinhas daqueles “nobres” deputados que não têm muito o que dizer.
Se não querem acabar de vez com a Voz do Brasil, que pelo menos acabem com essa imposição de transmissão às 19h. Já? Não, pra ontem.

*Nota de Blogueiro Avaiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário