7 notas # 15 - Coluna Extra

segunda-feira, 10 de outubro de 2005

7 notas # 15

Afinado com “Rebel Sweetheart”, disco do Wallflowers!

Gancho é o que não falta, mas...
...depois de um disco ao vivo e uma coletânea, o Jota Quest lança um novo disco (Até onde vai) cheio de novidades, mas usa uma regravação (“Além do horizonte”, de Roberto e Erasmo, usada no comercial da Rider) como música de trabalho. Contraditório para um disco que tem a produção de Liminha (durante muito tempo o produtor número 1 do Brasil), parcerias da banda com Lulu Santos (na música “Absurdo”) e com os conterrâneos da Tianastácia (“O Sol” e “Vou a pé”), além da participação do rapper mineiro Evandro MC em duas faixas e da dupla inglesa de música eletrônica Layo e Bushwacka. Já nas lojas.

Se preferir...
Quem estranhou a regravação carregada de efeitos e guitarras feita pelo Jota Quest para “Além do horizonte” e conhece ou não a versão original gravada por Roberto Carlos, não deve deixar de ouvir a versão mais suingada da música numa gravação de Erasmo Carlos e Tim Maia. Assim como a original, a regravação de Erasmo e Tim leva em conta o clima de “um lugar tranqüilo pra viver em paz” defendido na letra da música, bem diferente do clima sugerido pela versão do Jota Quest.

A vez do Rappa
Vai ao ar no domingo (16), às 19h, na MTV, o Acústico MTV O Rappa. O CD chega às lojas na segunda-feira (17) e terá participações de Maria Rita e Siba (Mestre Ambrósio). No repertório, versões despugladas de sucessos como “Me deixa”, “Lado A, Lado B”, “O pescador de ilusões”, “O salto”, “Mar de gente”, além de “Na frente do reto”, que já toca nas rádios. Aliás, no site da banda, o fã pode comprar essa faixa por R$ 2,99, sendo que R$ 0,33 desse valor será revertido para a campanha Na palma da mão, desenvolvida pela ong Fase e apoiada pela banda.

Acústicos (a banda) no Tim Festival
A banda Acústicos e Valvulados vai abrir os shows do The Strokes e do Arcade Fire, na edição gaúcha do Tim Festival, que acontece dia 25 deste mês, no Pavilhão Fábrica de Máquinas Condor, em Porto Alegre. Para quem ainda não conhece, o Acústicos começou a carreira sob a influência do Stray Cats e depois agregou elementos do rock dos anos 60. Após mudanças de gravadora e de formação, a banda acaba de lançar seu novo disco, puxado pela ótima balada “A espera”, que você ouve nas rádios e no site da banda.

Nin-Jitsu em ação
A Comunidade Nin-Jitsu é outro representante do “rock gaúcho” com disco novo na praça. Os últimos sucessos, ainda que mantendo as letras escrachadas, mostravam um som mais pop que o habitual. Mas dessa vez, como sugere o nome do disco (Comunidade no baile), a banda retoma o lado “pancadão” do início de carreira com versões em ritmo de funk de novas e velhas músicas. Será algum efeito colateral do sucesso das funkeiras Tati Quebra-Barraco e M.I.A.?

Leoni em Florianópolis
O cantor e compositor Leoni apresenta nesta quarta-feira (12), no El Divino Lounge, o show de seu disco acústico. Para quem não sabe, Leoni foi membro-fundador do Kid Abelha e compositor dos primeiros (e principais) sucessos da banda como “Fixação”, “Como eu quero”, “Lágrima de chuva” e “Por que não eu?”, entre outros. Antes de seguir carreira-solo, ele tocou ainda na banda Heróis da Resistência, que emplacou os sucessos “Só pro meu prazer” e “Esse outro mundo”, e dividiu parceria em músicas como “Exagerado” (com Cazuza) e “A fórmula do amor” (com Léo Jaime).

Leoni repórter
Além da carreira de músico, Leoni se arriscou no jornalismo com a produção do livro “Letra, música e outras conversas”, lançado em 1995 e que segue a mesma proposta do livro “Por dentro rock”, do jornalista norte-americano Bill Flanagan: desvendar o processo de composição. Para isso, Leoni entrevistou Herbert Vianna, Marina Lima, Lobão, Roberto Frejat, Samuel Rosa, Adriana Calcanhoto, Renato Russo e Nando Reis (este último, na época ainda integrante dos Titãs e dando os primeiros passos nas composições para outros artistas).

Para envio de sugestões (discos, shows, etc), escreva para agenteinforma@gmail.com, colocando “7 notas” no campo “Assunto”.

Redação e edição: Alexandre Gonçalves

Reprodução permitida, desde que solicitada por email ou nos comentários.

Edição anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário