O Orkut do Terra - Coluna Extra

domingo, 23 de outubro de 2005

O Orkut do Terra

Gaia é o nome escolhido pelo portal Terra para sua entrada no território dos sites de relacionamento, plenamente dominado pelo Orkut. O site do Terra se junta à lista de sites como o 360º (do Yahoo!), Link e Gazzag, que ainda não conseguiram arranhar a preferência dos internautas - em especial, os brasileiros - pelo site criado pelo funcionário do Google.
Como diferencial, o Terra apresenta o Gaia como “a primeira rede social da internet brasileira a integrar comunidades e serviços como álbum de fotos e fotolog”. E nesse sentido, o maior diferencial do serviço do Terra é que nas comunidades, além do fórum, como no Orkut, os participantes podem conversar em tempo real via chat. Isso é realmente um avanço.
Ainda estou decifrando o funcionamento do Gaia e até o momento achei a arquitetura do site um pouco confusa, assim como a busca por amigos e comunidades (não há lista de comunidades já criadas, por exemplo, apenas a caixa para busca por palavra-chave). Das coisas que vi, uma das que mais gostei foi poder colocar um nome no endereço do meu perfil. Ou seja, em vez daquela tripa de códigos e números, o internauta pode colocar o próprio nome, por exemplo, que foi o que eu fiz: http://gaia.terra.com.br/alexandregoncalves. Além disso, diferentemente da maioria dos sites deste tipo, não é preciso receber um convite de um participante para entrar. O acesso é liberado (também para quem não é cliente do Terra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário