Quase uma “tagsséia” - Coluna Extra

terça-feira, 7 de março de 2006

Quase uma “tagsséia”

- Tens que colocar tags no blog.

Ouvi esse conselho do colega Rogério Mosimann durante a Futurecom do ano passado (tags são as chamadas “categorias”, uma forma diferencia de organizar o conteúdo de um site, blog, etc.). Magrão, como Rogério é conhecido pelos amigos desde os tempos de faculdade, é um expert em jornalismo digital. Uma visita ao blog dele comprova isso. Ou seja, a opinião dele tem peso 2 em se tratando de internet.

Por isso, desde que recebi esse conselho, colocar tags no blog virou meio que uma obsessão. O principal problema: o sistema do Blogspot ainda não tem essa alternativa na área de administração. A saída seria registrar um domínio e dessa forma utulizar, por exemplo, as ferramentas fornecidas pelo provedor WordPress, utilizado pelo próprio Magrão. Mas para isso haveria custo - mínimo, é verdade - para o registro do domínio, além da burocracia exigida (necessário ser Pessoa Jurídica). Além disso, o momento não era o melhor para uma troca de endereço.

Diante disso, sai pelo Google procurando alguma maneira alternativa de fazer as tags funcionarem no Blogspot. Pensei em cirar tags manualmente usando o sistema de busca do Blogspot-Google, que aparece no alto de cada página de blog. Funciona. Fiz isso no blog +D1. As tags, no caso, são os nomes de cada participante. Clicando em cada um dos nomes é exibida a lista atualizada com os links dos textos que cada participante publicou.

Mas essa alternativa de fazer as tags de forma manual ficaria inviável para um blog como o Coluna Extra. Voltei à prancheta de projetos. E eis que no último fim de semana encontrei uma alternativa. E veio direto de Portugal, no comentário deixado por Daniela Mann no post sobre Fontes e fontes. Cliquei no perfil e visitei o blog dela. E para minha surpresa era um blog do Blogspot com tags. Cliquei nas tags e cheguei ao Technorati, site que é referência por fornecer os dados mais confiáveis sobre o crescimento da chamada blogsfera. Curioso, deixei um recado para Daniela e perguntei como que ela inseria as tags no final de cada post. E ela gentilmente visitou o Coluna Extra novamente para deixar a dica: ela usa um programa chamado Qumana.

Fiz uns testes em um blog-cobaia que mantenho aberto para experimentos. E agora estou aqui detalhando essa saga usando o Qumana para postar e criando as primeiras tags do Coluna Extra. Ao clicar nas tag, você será direcionado para a lista de categorias do Technorati. Ou seja, ao clicar em “tags”, como mostra abaixo, você verá não apenas os textos publicados no Coluna Extra, mas também os publicados em outros blogs cadastrados no Technorati. Há uma opção de restringir a lista apenas ao conteúdo do Coluna Extra, mas que aplicarei mais adiante. Por enquanto, espero que vocês aproveitem - e avaliem comigo - o resultado de mais essa novidade.

Tags: , ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário