Eu não vou insistir, vou cancelar - Coluna Extra

quinta-feira, 27 de abril de 2006

Eu não vou insistir, vou cancelar

O Link é talvez o melhor caderno de informática/tecnologia/internet. O Caderno 2 e o Aliás (que circula aos domingos) são cadernos para guardar e reler outras tantas vezes. Mas lendo a manchete da edição de hoje de O Estado de S.Paulo decidi não levar em conta tudo o que o jornal tem bom e cancelar minha assinatura. A manchete diz: “Lula insiste em supergasoduto, que para Bolívia é maluquice”. Só que o texto de apoio nem cita o nome do presidente e diz que a insistência é dos governos do Brasil, da Argentina e da Venezuela - o que faz uma enorme diferença. Tanto que dentro, na capa do caderno de economia, a manchete aparece de forma “mais correta”, dizendo que “Líderes insistem em supergasoduto” (com direito até a foto do presidente da Venezuela, Hugo Chávez - e nenhuma de Lula).
Minha queixa não é movida por questões políticas ou partidárias. Se o Estadão quer apoiar o candidato Fulano, que faça bom proveito. O que me deixou profundamente irritado tem a ver com questões éticas e jornalísticas. Me senti enganado diante de uma manchete claramente distorcida. E qual leitor, consumidor ou assinante gosta de ser feito de bobo? Eu não gosto (ainda que saiba que manchetes desse tipo não são privilégio do Estadão e nem estão com os dias contados, infelizmente).

Na capa, Lula insiste.

No caderno, são os líderes.

2 comentários:

  1. Alexandre,

    falando em jornal... não sei se já viste, mas o site do JB está sensacional. Eles lançaram uma "edição eletrônica" (pra mim, da forma commo fizeram, novidade total), onde a gente literalmente folheia o jornal impresso (com os anúncios e tudo). E, querendo ler uma determinada página, é só clicar no zoom que ela se abre, exatamente a mesma da versão impressa.

    O melhor de tudo: grátis (ao menos por enquanto).

    ResponderExcluir
  2. Ah, esqueci o endereço: http://ee.jornaldobrasil.com.br/reader/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário