Sobre o Orkut - Coluna Extra

sábado, 29 de abril de 2006

Sobre o Orkut

Reproduzo abaixo texto de Priscila Beloch a respeito do “verificador de perfil” que o Orkut criou e que permite que o usuário veja os cinco últimos usuários que visitaram o seu perfil. Parte do texto havia sido publicado BlueBus, mas a pedido do Coluna Extra, Priscila enviou o texto na íntegra para publicação aqui no blog.
O Orkut acabou!!!!!!
por Priscila Beloch
| perfil |

Queria chamar atenção para o que anda acontecendo no Orkut. Depois que o Orkut - decisão burríssima - passou a listar na página dos usuários os cinco últimos visitantes, tirando assim a espontaneidade e privacidade dos usuários, quando a maioria entra no site exatamente para poder “bisbilhotar”" o perfil dos outros (essa era a graça!) começaram a surgir milhões de perfis falsos, chamados no próprio Orkut de “Bogus” (que quer dizer algo como “duvidoso” em inglês).

Para se ter idéia da dimensão, foram criadas desde então centenas de comunidades (por onde andam e conversam entre si personagens como Fuxica da Silva e a cantora Cher-êta). O objetivo dessas pessoas é continuar no Orkut anonimamente, mantendo seus perfis originais habilitados para saber quem anda por lá mas fuxicando o perfil dos outros com o perfil “bogus”.

A maioria dos protestos se deram porque o Orkut não avisou da mudança previamente, pegando todo mundo de calças curtas, gente que espiava perfil de ex-namorados, pessoas que admiram mas que não querem ser descobertas, todos foram de uma hora pra outra “traídos” pelo Orkut.

Mas a quantidade atual dos “bogus” é tamanha que o Orkut virou uma grande bagunça, como uma criança que, de uma hora pra outra, decide “melar” um jogo legal por birra. Todo mundo é bogus e nada mais é sério por lá. Nesses últimos dias o Orkut voltou a ficar lentíssimo por conta dos novos registros - dos fakes - e ninguém de verdade visita mais ninguém de verdade.

Acho que o Orkut acabou!!!!!!!!!!!! Mesmo com a opção que deram de desabilitar a opção de ser vista e de ver, as pessoas são vencidas pela curiosidade de poderem ver - sem serem vistas - e acabam criando perfis falsos só para navegar no site em paz, anonimamente como antes.

Um comentário:

Deixe seu comentário