Quem acessar o Coluna Extra vai reparar logo de cara no banner animado abaixo do cabeçalho com o nome do blog. Esse banner é a forma que escolhi para colocar em prática uma antiga idéia: uma publicação com o nome de ATITUDE POSITIVA, dedicada a divulgar ações e idéias que fortaleçam conceitos de cidadania, responsabilidade social (de verdade) e convivência.
E como fazer isso com um simples banner? Bom, criei um conceito que batizei de blog.gif. Isso significa que o conteúdo não é fixo. E de acordo com o conteúdo, haverá um link para o endereço eletrônico relacionado. Em resumo, é tudo muito simples, do formato (funcional) ao conteúdo.
Uma das motivações para colocar ATITUDE POSITIVA no ar foi a notícia que reproduzi aqui no Coluna Extra e no +D1 sobre o exército de blogs que está na batalha contra uma construção em Nova York. Soube pelo link no Technorati, que um dos blogs desse “exército” havia linkado o +D1 e o colocado numa lista intitulada “transformando jornalismo e políticas” (em inglês).
Antes de chegar ao formato “blog.gif”, ATITUDE POSITIVA já teve - em projeto - muitos formatos e muitas maneiras de ser distribuído. A primeira idéia envolvia praças de alimentação de shoppings e supermercados. Basicamente, durante uma semana por mês, o papel colocado nas bandejas seria uma “edição” de ATITUDE POSITIVA, com textos sobre ações sociais, cidadania, etc..
A outra idéia era criar uma “cadeia de blogs” e fazer de ATITUDE POSITIVA uma coluna que seria publicada de forma simultânea em diversos blogs. Em função dos atropelos profissionais nunca pude me dedicar como deveria para colocar um desses dois formatos em prática. Quem sabe um dia, com o apoio e o interesse de outras pessoas, isso não venha a ocorrer.
Por enquanto, todas as sugestões para a versão blog.gif do ATITUDE POSITIVA são muito bem-vindas.
oiê!
ResponderExcluirFazia tempo que não visitava, até pq não tava lendo os e-mails. Achei ótima a idéia, quero colocar meu blog na jogada também. Só não entendi muito bem como ; )
taí, posso viabilizar a versão impressa, quer dizer, montar um projeto visual e diagramar todas, na faixa, até virar um negócio milionário (he he). Vamos fazer um projeto editorial para correr atrás de patrocínio de impressão?
ResponderExcluir