Jornalistas por conta própria - Coluna Extra

sexta-feira, 12 de maio de 2006

Jornalistas por conta própria

Fórum de debates: união e qualificação para jornalistas
por Kellen Rodrigues/Tribuna do Dia, de Criciúma

A idéia começou modesta, mas com uma proposta ousada: reunir jornalistas de Criciúma e região uma vez por mês para qualificação profissional. Além da competitividade comum da classe, os profissionais da região enfrentavam dificuldades em encontrar cursos de qualificação na área. Foi com o objetivo de mudar essa realidade que surgiu o Fórum de Debates em Jornalismo. “Não é habitual jornalistas se reunirem para debater questões relacionadas à profissão. Isso parece até um mito”, conta um dos organizadores do Fórum, Gilvan de França. Desde o início dos encontros, no ano passado, foram realizadas palestras com temas sobre internet, foto, experiências profissionais e de veículos de comunicação de outras regiões, com uma média de 30 profissionais por encontro. “Além de buscarmos qualificação, estamos promovendo uma integração entre os profissionais. Tem muita gente que atua na área e não se conhece. No Fórum, acabamos criando vínculos importantes para a mobilização”, afirma o jornalista Sandro de Mattia, outro organizador do Fórum.

A iniciativa é pioneira no estado. O jornalista Alexandre Gonçalves, um dos primeiros palestrantes convidados, conta que em Florianópolis, local onde atua, a relação mais próxima entre jornalistas se dá no dia a dia, no contato direto entre aqueles que trabalham juntos. “Isso é importante, gera troca de experiências e conhecimentos, mas não o faz com um ingrediente importante: a mobilização, que torna esse envolvimento ainda mais interessante e motivador. É esse o grande valor e diferencial do que acontece em Criciúma”, diz.

A iniciativa deve ser adotada em outras regiões do estado. Depois da sua participação no Fórum, o jornalista Moacir Pereira, que também é presidente da Associação Catarinense de Imprensa, está levando essa idéia a outras regiões do estado. “Os jornalistas integram uma atividade profissional, difícil, às vezes desagregadora. Os horários são conflitantes e não se vê com freqüência a desejada unidade e solidariedade. Daí, a necessidade ainda maior deste tipo de promoção, de preferência, com o respaldo de uma entidade que possa viabilizar mais sentido de união entre todos”, explica.

Jornalistas aprovam iniciativa

Graduada há quatro anos, a jornalista Karina Farias sentia a necessidade de cursos de aperfeiçoamento na área. Ela conta que as opções oferecidas na região são restritas às academias, como pós-graduação, e o Fórum veio suprir essa carência. “Essa iniciativa é ótima, pois discutimos assuntos envolvendo a profissão e debatemos como o jornalismo deve ser”, diz. O jornalista Zeca Virtuoso concorda. “É muito importante porque ajuda no crescimento da categoria. É uma formação continuada”, opina. “Além de ser uma ótima oportunidade de trocar idéias, é um momento único de integração entre a classe”, completa a jornalista Aline Ventura.

Mais qualidade no serviço à comunidade

A qualificação dos profissionais que diariamente levam a notícia à sociedade, se reflete diretamente na qualidade em que essas informações são transmitidas. Mais do que promover a união da categoria, o Fórum de Debates em Jornalismo tem a intenção de consolidar Criciúma como um pólo de referência em qualidade de jornalismo. “Assistimos e noticiamos a qualificação de várias categorias profissionais. É hora de nos preocuparmos com a nossa. Isso faz valorizar nossa profissão e contribui para prestarmos um melhor serviço de informação a quem nos lê, ouve e assiste”, diz a jornalista Andressa Fabris, uma das organizadoras do Fórum. “Em qualquer profissão, se o profissional se preocupa com qualificação mostra um respeito com seu público”, acredita o jornalista César Valente. “Se o jornalista não se reinventar todo dia ele estaciona, pois tudo é muito dinâmico”, diz.
Jornalistas por conta própria no Coluna Extra

Visite e participe: Jornalistas por conta própria

Um comentário:

Deixe seu comentário