Um blog para simplificar a comunicação - Coluna Extra

segunda-feira, 29 de maio de 2006

Um blog para simplificar a comunicação

0Uma nova função para jornalistas: coordenação de blog. É isso o que faz a jornalista Thalula Begara, coordenadora do Catho Blog, mantido pela Catho Consultoria em RH. Em entrevista exclusiva ao Coluna Extra (por email), Thalula, autora do ótimo artigo “Blogs invadem o mundo corporativo”, destaca qual é a importância do blog na estratégia de relacionamento da empresa com seus clientes. “A comunicação por meio do blog é muito mais simples e pessoal”, diz. Ela também conta o que motivou a empresa a investir em um blog corporativo, além de relatar como é sua experiência à frente do Catho Blog.

Coluna Extra - O que motivou a Catho a lançar um blog, especialmente porque a empresa já tem uma relação muito forte e presente na internet?

Thalula Begara -
A idéia foi do nosso gerente geral, Adriano Arruda, que esteve em um congresso nos EUA no início do ano e notou a grande influência dos blogs no mercado americano, como ferramenta de divulgação dos sites e forma de entrar em contato direto com o cliente. Aproveitando isso, ele resolveu implantar essa ferramenta na Catho, principalmente como um canal de interação direto com nossos clientes, já que a comunicação por meio do blog é muito mais simples e pessoal.

Coluna Extra - Na sua opinião, qual a importância de um blog para uma empresa do porte da Catho? Que papel o blog pode desempenhar tanto na fidelização quanto na conquista de novos clientes?


Thalula - Acredito que a importância seja justamente essa, a de criar um canal direto de comunicação entre a empresa e os nossos clientes, possibilitando uma interação maior. O blog é uma ferramenta mais popular e democrática, onde todos sentem que podem escrever e opinar. Para nós é fundamental ter um feedback dos nossos clientes.

Coluna Extra - Qual é a sua experiência com o formato de blogs? Como é o seu trabalho na coordenação do blog?

Thalula - Quando fui chamada para coordenar o projeto não tinha nenhuma experiência com o formato, nem sequer era leitora de blogs. Justamente por isso achei que seria um desafio interessante na minha carreira, com o qual poderia aprender muito. Comecei a pesquisar na internet e me tornei leitora de alguns blogs que considero interessantes, assim pude adquirir algum conhecimento na área. De qualquer maneira o projeto ainda é recente e estou me aprimorando no formato.

Coluna Extra - Como você avalia o blog como oportunidade e como ferramenta de trabalho de jornalistas?

Thalula - Acredito que seja uma excelente oportunidade para exercer o lado “colunista” de todo jornalista. É a possibilidade de opinar e ser parcial, já que os textos são 100% autorais. Ao contrário do texto jornalístico, onde devem ser observadas algumas regras, o texto do blog oferece total liberdade ao escritor. É uma das melhores ferramentas para a formação de opiniões atualmente.
Leia também: “A onda está apenas no começo”

2 comentários:

  1. Anônimo3:33 AM

    Great site loved it alot, will come back and visit again.
    »

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:18 PM

    Your website has a useful information for beginners like me.
    »

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário