RSS ou e-mail? - Coluna Extra

domingo, 3 de setembro de 2006

RSS ou e-mail?

Uns dois meses atrás, o colega Dauro Veras sugeriu o tema “RSS ou e-mail” para uma futura entrevista aqui no Coluna Extra. A pauta está anotada e até já tratei do assunto em uma entrevista recente. Mas a sugestão do Dauro me fez pensar se chegará o dia em que o e-mail será totalmente substituído pelo formato RSS.

Como usuário de sites de organização de feeds, como o Netvibes, estou quase acreditando que sim. O que me faz pensar o contrário é o mesmo que ainda me faz usar o famoso “clique aqui” em indicações de links. Ou seja, por mais que a internet e suas “manhas” estejam cada vez populares, ainda sinto necessidade de facilitar as coisas, indicando o caminho da maneira mais direta possível. Por isso, o “clique aqui” é tão presente. E por isso, ainda mantenho a newsletter com o envio automático por e-mail do conteúdo postado do blog.

Mas para quem quiser se aventurar no mundo dos feeds, organizei uma área dando maior destaque para o endereço de RSS (Atom, no caso dos blogs do Blogspot) do Coluna Extra. Como mostra o print-screen que ilustra este post, na área estão o endereço para ser inserido no leitor de RSS (o endereço é http://colunaextra.blogspot.com/atom.xml), além de dois links para adicionar automaticamente o feed do blog no Netvibes e na Página Inicial do Google (duas boas alternativas para quem ainda não utilizar organizadores de feeds; basta criar uma conta grátis para ter sua página personalizada). Também inseri o link com informações da Wikipedia sobre o formato RSS. E para facilitar, clique aqui para ir direto para a área RSS/Atom.

E fica a pergunta: RSS ou e-mail, como você prefere receber avisos sobre atualização de conteúdo de um blog (ou de um site)?

Tags:

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Prefiro receber as atualizações da maioria dos blogs por RSS. Sistema prático, rápido de ler e de organizar a informação que chega. Pra alguns blogs com os quais interajo bastante, como é o caso do Coluna Extra, prefiro receber via e-mail. Fica mais fácil comentar de imediato, embora, pro blog, seja um comentário a menos compartilhado com os outros leitores. Ambos são bons recursos, com prós e contras. Ah, essa sua janela que abre automaticamente é um pé no saco. É mais um motivo por que prefiro te ler via e-mail ;)

    ResponderExcluir
  3. p.s.: Desculpa a parte malcriada do meu comentário acima. É que me irrita esse tipo de interferência no arbítrio de quem navega pela internet. Janela automática é uma intromissão muito chata. Nenhum demérito pro conteúdo do teu blog, de altíssima qualidade.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11:15 PM

    Eu prefiro mil vezes o RSS. Muito mais confortável, vejo quando quero. Sobre o comentário do Dauro, é verdade. Essa telinha me incomoda, mas não tanto quanto de Veras. ;) Um abraço do Beto.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário