A volta dos Pistoleiros - Coluna Extra

terça-feira, 5 de agosto de 2008

A volta dos Pistoleiros

Depois de um longo e tenebroso inverno, a banda Os Pistoleiros volta aos palcos no próximo dia 30 de agosto, na Célula, em Florianópolis. E o retorno é mais do que bem-vindo. A banda surgiu no final dos anos 90, num momento em que a cena musical de Florianópolis parecia dominada por um clima praieiro, regueiro demais para o meu gosto (até inventeram um rótulo - Mané Beat - que não colou, felizmente). Com um som influenciado pelo melhor do folk, Beatles, R.E.M., os Pistoleiros trouxeram o clima do campo para o litoral. E as ótimas letras dos lageanos Diógenes Fischer e André Göcks, núcleo central da banda, reforçam essa idéia.

Em 2000, trabalhava na Editora Empreendedor com o Diógenes e tive o privilégio de ouvir a master do primeiro e único EP lançado pela banda. O disco traz apenas sete músicas, uma melhor que a outra. A cada audição, você escolhe uma preferida. A minha, no momento, é “Canção de amor”, que me parece a que melhor ilustra as influências da banda (tem vocais a la Beatles, riffs a la Neil Young...). Clique no nome da música para ouvir.



Como prova da qualidade dos Pistoleiros, recentemente, o site Senhor F elegeu o disco da banda como um dos 50 discos independentes mais importantes dos últimos dez anos. E o “milongueiro” Wander Wildner, que já tocou com os Pistoleiros no extinto Underground, na Lagoa da Conceição, regravou “(Não contavam com) Os Pistoleiros” em seu disco mais recente, La Canción Inesperada. No YouTube, encontrei um vídeo de uma apresentação de Wildner em Chapecó, onde além de tocar a música, ele dá um pequeno depoimento sobre Os Pistoleiros. Assista.



O show dos Pistoleiros é parte da festa de dois anos da coluna Contracapa, de Marcos Espíndola, publicada no Diário Catarinense.

Atualizado em 06 de agosto de 2008, 01h55min: No embalo da volta, a banda criou uma página no MySpace. Todas as músicas do disco estão lá em www.myspace.com/ospistoleiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário