Notícia velha - Coluna Extra

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Notícia velha

Lembra quando escrevi sobre os blogs que apenas reproduzem notícias já publicadas em sites? Naquele post, esqueci de citar o risco do blog pagar mico, reproduzindo com estardalhaço uma notícia velha. Pois foi isso o que aconteceu no Blog do Jamildo, do site do Jornal do Commercio, que reproduziu ontem, 12 de outubro de 2008, um bom pedaço (palavra por palavra) da reportagem Google ameaça fechar Orkut no Brasil publicada na Folha Online no dia 25 de agosto de 2006! O post não mostra a data original da publicação da reportagem da Folha. Ou seja, dá a entender que a ameaça do Google é coisa de agora e não de dois anos atrás. E o mais curioso é que o post no Jamildo está rendendo comentários, nenhum deles, até o momento, citando que o assunto é datado - e todos discutindo o assunto Orkut. Abaixo, imagens do post e da reportagem (clique para ampliar e repare que o site do Jornal do Commercio também fica sob o guarda-chuva do UOL, assim com a Folha).





O site AdNews, que rastreia e reproduz informações sobre mídia e marketing, embarcou no descuido do Blog do Jamildo e chegou a publicar hoje, dia 13 de outubro, a notícia sobre a ameaça do Google. A chamada apareceu com destaque na newsletter, mas acabou sendo retirada do ar (por volta do meio-dia, procurei pelo título da reportagem na caixa de busca do site e a chamada ainda apareceu nos resultados, como mostra a imagem abaixo).



Enviei uma mensagem para o Blog do Jamildo sobre a publicação do post. Enquanto aguardo uma resposta, deixo uma dica para os blogueiros, especialmente para os que assinam listas de discussões. Sempre tem algum retardatário, que envia hoje notícias de muito tempo atrás. Vejo isso em algumas listas que assino. E desconfio que tenha sido isso o que aconteceu no Blog do Jamildo. Antes de publicar (ou comentar) a “grande notícia”, faça uma busca, por data, no Google News, por exemplo.

Atualizado em 13 de outubro de 2008, às 15h30min: Recebi uma resposta do Blog do Jamildo e o que ocorreu é que puxaram a matéria da lista de mais lidas da página de Informática da Folha Online, mas não observaram a data de publicação da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário