Nos bastidores do furo do ano - Coluna Extra

terça-feira, 12 de maio de 2009

Nos bastidores do furo do ano

O diretor do Congresso Em Foco, Sylvio Costa, contou ontem no programa Notícia em Foco, da CBN, os bastidores sobre as reportagens das farras das passagens aéreas na Câmara dos Deputados e no Senado. Na conversa com Renato Machado, Marisa Tavares e Roberto Nonato, apresentadores do programa, Costa destacou o trabalho do repórter Lúcio Lambranho, que deu o pontapé inicial no furo do ano (ouça o programa).

Aproveito a deixa e, com a devida autorização, publico um depoimento exclusivo do meu amigo Lúcio Lambranho com detalhes sobre as reportagens. Recebi a mensagem do Lúcio no dia 22 de abril e que, a pedido dele, ficou guardada para um momento mais adequado. Chegou o momento e publico com grande satisfação.
Chegamos nessa pauta em setembro de 2008. Um ex-assessor, que já respondia a processo por venda de passagens, reaparece na Câmara, mas desta vez, em outro gabinete. O deputado ficou sabendo do envolvimento dele pelo site e o demite.

Publicamos então a primeira matéria. A partir daí muita gente resolveu denunciar.

O assunto era voz corrente nos gabinetes. A farra era total, a cota tinha virado salário indireto para assessores e dinheiro, pois o valor foi sendo sempre reajustado e sobrava crédito demais.

Esse é o tempo do início da apuração. Resolvemos ir juntando aos poucos. Várias fontes foram estabelecidas. Em algumas uma informação levava a outra e o mapa foi sendo criado.

A coisa começou a esquentar quando vimos que um “colaborador” do Fernando Sarney
(filho do presidente do Senado, José Sarney) tinha usado passagem da Câmara. Marco Antônio Bogéa (o colaborador de Fernando Sarney) levou uma mala e foi seguido no voo de Brasília até São Paulo pela Polícia Federal. É o relatório da Operação Boi Barrica. Fui na parte que interessava para destampar o ralo.

Aí as fontes começaram a abrir as informações. Aos poucos e mais recentemente um pouco mais. A série não foi planejada, foi acontecendo, sendo decidida no calor do dia anterior, mas sendo preparado com muita antecedência. Como funcionava, o mercado paralelo de passagens, parentes e família. Viagens para o exterior...

Trabalhei sozinho no início, mas esse trio
(além do Lúcio, Eduardo Militão e Edson Sardinha assinam as reportagens) sempre se ajuda. As pautas são divididas. Quando um tem algo bom, os outros acionam suas fontes, ajudam a fazer o outro lado. Às vezes rola sozinho, mas normalmente assinamos em dupla. O trio já tinha acontecido em levantamentos muitos grandes, mas se montou de novo quando o material da farra foi aumentando.

Lúcio Lambranho
repórter Congresso Em Foco
Leia todas as reportagens sobre a farra das passagens.

[Siga as atualizações do Coluna Extra pelo Twitter: http://twitter.com/colunaextra.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário