O que foi o twitaço #rocksc - Coluna Extra

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O que foi o twitaço #rocksc

Não poderia ter sido melhor o resultado do twitaço #rocksc que promovi ontem no Twitter por conta do primeiro ano do site Rock SC, a videoteca das bandas de Santa Catarina. Fiquei muito contente com a participação de bandas, fãs, blogs, sites, etc. que publicaram milhares de tweets (estimativa de mais 5 mil!!!) divulgando a música de Santa Catarina com a hashtag #rocksc. Com a adesão em massa, o #rocksc esteve em dois momentos, às 9h e às 11h, no Trending Topics Brasil, a lista com os 10 assuntos mais comentados por usuários brasileiros do Twitter.

Obviamente, levar uma hashtag ao Trending Topics é o que rende notícia - como rendeu no diario.com.br -, mas o que mais chamou minha atenção foi que a ação serviu de ponte para a integração entre as bandas. Muitas passaram a se seguir no Twitter e trocar links a partir de ontem, acompanhando a hashtag #rocksc. Além disso, houve também quem promoveu sorteios de discos, divulgou shows, lançamentos e endereços no MySpace e pediu votos para concursos de bandas e playlists de rádios e sites. E claro, houve também quem aproveitou a ocasião para interagir com o Rock SC enviando links de vídeos e sendo surpreendido por mim ao saber que já está lá no site. E como curiosidade, até o famoso produtor Rick Bonadio (Mamonas Assassinas, Charlie Brown Jr, CPM 22, Titãs, NX Zero...) tuitou usando #rocksc.

Do meu lado, durante o twitaço divulguei muitos links do Rock SC, incluindo a lista dos 10 links mais clicados no primeiro ano do site - o que levou o Rock SC a alcançar sua maior audiência com mais de 1.700 pageviews e quase 500 visitas únicas. Profissionalmente, a experiência de promover um twitaço teve aquela sensação de convidar para a festa, não saber se os convidados vão aparecer e no fim das contas aparece muita mais gente que o esperado e isso não é um problema. Pelo contrário. O twitaço serviu também para agregar mais um item no portfolio, certamente. É uma ação que para determinados assuntos pode ajudar e muito a fazer barulho. O de ontem, foi música para os meus ouvidos...

Neste sábado, estarei na Atlântida FM, participando do programa Paredão Contracapa (@paredaocontra), a partir das 20h, para falar do primeiro ano do Rock SC e do twitaço (ouça aqui). E antes de encerrar, obrigado a todos que divulgaram e todos que participaram do twitaço (até o próximo?). E o mais bacana: a hashtag #rocksc continua sendo usada. Espia lá.

Um comentário:

  1. Parabéns para todos nós .. agora vamos alcançar voos mais altos, "quem sabe" um Festival Rock SC, Camisetas do Rock SC ... Adesivos, Chaveiros ...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário