Coluna Extra: junho 2005

quarta-feira, 29 de junho de 2005

7 notas # 01

Afinado com a música!

Lobão na noite escura
Canções dentro da noite escura, novo disco de Lobão, lançado junto com a edição deste mês da revista Outra Coisa, é um disco de rock, denso, pesado no amor e na angústia. Aliás, o título do disco combina com a densidade das músicas: deixa a sensação de que é noite em todas as faixas (pela música e pela letra). Em algumas canções, como “Vamos para o espaço” Lobão lembra a fase-Lóki de Arnaldo Baptista, ex-Mutantes. Recomendado e custa apenas R$ 13,90, numa banca perto de você.

A volta da Bizz
Em agosto, chega às bancas a edição mensal da lendária revista de música da editora Abril. A primeira edição da Bizz foi lançada há 20 anos. Nesse período, passou por altos e baixos, mudou de nome, sucumbiu à máxima de que revista-de-música-não-tem-futuro-no-mercado-brasileiro, parou de circular e voltou este ano com edições especiais sobre a história do rock. Será que vinga?

Do editor...da Bizz
Quem está à frente da volta da Bizz é o jornalista Ricardo Alexandre, autor de “Dias de Luta” (DBA Editora), livro que detalha a trajetória do rock brasileiro dos anos 80. Lançado antes de toda essa onda oitentista, “Dias de Luta” é um livro recomendado especialmente para quem descobriu o rock naquela época e para quem quer entender melhor a ascenção e queda do RPM, a invasão do Ultraje a Rigor e como Roberto Carlos teria brecado o sucesso de Ritchie e sua “Menina Veneno”.

Ultraje a Rigor e acústico
Falando em anos 80, a veterana banda, que fez história no rock brasileiro com clássico Nós vamos invadir sua praia, gravou seu Acústico MTV nos dias 22 e 23 deste mês em São Paulo. O programa, CD e DVD devem ser lançados em agosto.

Florianópolis de cenário
O guitarrista dos Titãs, Toni Bellotto escreveu no site da banda que eles vão gravar um CD e DVD Ao Vivo MTV na Fortaleza São José Da Ponta Grossa, em Florianópolis. A gravação está prevista para os dias 29 e 30 de julho, mas ainda depende de acertos para a liberação do local, que é protegido pelo Patrimônio Histórico e administrado pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Stone Beat
Breve no ar a página oficial do trio formado por Sérgio Negrão, Robson Dias e Luciano Bilú que tem tocado nos principais bares de Florianópolis com um repertório de clássicas dos Beatles e dos Rolling Stones. No site, além de informações como a agenda de shows, os internautas vão encontrar também gravações do trio para download. “Provavelmente tudo isso e muito mais. Uma gurizada que segue o trio e é viciada em Beatles vai ficar encarregada”, avisa Sérgio Negrão. Enquanto o site não entra no entra no ar, você pode saber mais sobre o trio na comunidade do Stone Beat no orkut.

Música e atitude
A MTV transmite a edição 2005 do Live Aid a partir das 9h deste sábado, dia 2, e que pretende chamar a atenção do G8 (grupo dos oito países mais ricos do mundo) para o combate à miséria nos países mais pobres. A exemplo do primeiro Live Aid, serão realizados shows simultâneos em várias cidades do mundo com a participação de grandes artistas como U2, Paul McCartney, Madonna, The Who, Coldplay, Audio Slave, Stevie Wonder, entre outros. A grande atração, no entanto, é a reunião do Pink Floyd. “Qualquer problema que Roger Waters e a banda podem ter tido no passado são mesquinhos demais neste contexto, e se nossa reunião para este show ajudar a atrair a atenção, aí valerá a pena”, afirmou o guitarrista David Gilmour.

Para envio de sugestões (discos, shows, etc), escreva para agenteinforma@ig.com.br, colocando “7 notas” no campo “Assunto”.

Redação e edição: Alexandre Gonçalves

Reprodução permitida, desde que solicitada por email ou nos comentários.

Burros n’água

Às vezes tento,
sem sucesso
Um recomeço
é um retrocesso
Que leva nada
a lugar nenhum
Com os burros n’água
sou mais um

E se eu esqueço
o que espero
E recebo
o que não quero
Dou com os burros n’água
outra vez
Nova escolha errada,
virei freguês!

(virei freguês!)
Com os burros n’água
sou mais um!

Sou mais um
dos muitos
Entre tantos
sou mais um
Que dá com os burros n’água
mais de uma vez


“Burros n’água” é minha música mais recente, feita no sábado, dia 18, e trata de um clima geral de frustração. Não tem nenhuma conclusão do tipo “tente outra vez” ou “desista agora”. É apenas um pensamento sobre quem tenta algo na vida e não consegue por vários fatores, inclusive “auto-sabotagem” (“e se eu esqueço o que espero”).

segunda-feira, 27 de junho de 2005

Dedo na ferida

O Brasil está boiando em pura espuma. Vivemos a futilidade, trivialização do real, é um momento inconsistente. As celebridades não têm profissão, trabalho, esforço, não têm biografia. E o pior é que os jovens acreditam nessas pessoas e deixam de fazer coisas sérias por isso. (Nélida Piñon, escritora, na Folha de S.Paulo)

Recado

Há exatamente uma semana nenhuma notícia ou comentário é postado no Coluna Extra. Por qual motivo? O de sempre: trabalho, muito trabalho. Na semana passada, além do dia-a-dia na gerência de conteúdo do site Empreendedor, fechei as seções +Gerente (cinco páginas na Revista do Varejo), Pequenas Notáveis e Empreendedor na Internet (publicadas nas revistas da Editora Empreendedor). De quebra, ainda estou fechando entrevistas e textos para uma publicação sobre projetos de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina.
Ainda estou fazendo o curso a distância Iniciando um Pequeno Grande Negócio, do Sebrae e do Instituto de Estudos Avançados e lendo, quando sobra um tempinho, a biografia de Paul McCartney (das 800 páginas do livro, tenho umas 600 pela frente!!!).
Mas como Coluna Extra também é trabalho - ainda não remunerado - retomo a (agradável) rotina a partir de hoje. E nessa semana coloco em prática uma idéia antiga: publicar uma coluna temática no Coluna Extra. A primeira coluna estréia na quarta-feira, dia 29: 7 notas - Afinado com a música!, que é uma coluna semanal de notas (sete, óbvio!) sobre discos, shows, publicações, etc..
É isso, por enquanto. O recado está dado.

P.S.: Só para lembrar que para receber por email as notícias e comentários publicados no Coluna Extra, basta cadastrar seu email enviando mensagem para assinar-colunaextra@grupos.com.br

segunda-feira, 20 de junho de 2005

sábado, 18 de junho de 2005

Gallaxy Trio

Dias desses recebi um recado na minha página no Orkut, que dizia mais ou menos assim:
“Achei você na comunidade da banda Cidadão Quem e li o seu comentário dizendo que a sua música preferida deles é ‘Os segundos’. Sou um dos compositores da música junto com meu mano Vini e o Juliano. Se quiser ouvir a nossa versão, acessa nosso site”.
O recado é assinado por Jimy Mars, baixista e vocalista da banda Gallaxy Trio, de Porto Alegre, mesma cidade da Cidadão Quem. Curioso, fui lá no site conferir. Baixei as quatro músicas do novo CD da banda, incluindo a versão deles para “Os segundos”.
Ouvi rapidamente as quatro músicas. E a primeira impressão foi muita boa. Ouvi mais uma vez. E estou ouvindo agora, enquanto escrevo. Gostei do som, compacto, pesado na medida certa, com guitarras bem gravadas e boas letras.
Aliás, uma das virtudes no som da Gallaxy Trio é que a banda soa muito diferente das outras bandas do rock gaúcho. Nem melhor nem pior, apenas diferente. O som soa mais “moderno”, ao contrário da maioria das bandas de Porto Alegre que tem influência do rock dos anos 60, por exemplo. Acesse o site da banda para conferir.

Alôôôôô minha gente amiga

Segunda-feira, dia 20, entrar no ar, aqui em Florianópolis, a Rádio Bandeirantes AM 890. A grande atração da nova emissora é a volta de Miguel Livramento depois de um período afastado do rádio. Narrador e comentarista esportivo, Miguel é um manezinho autêntico, polêmico por natureza. Tem fãs (com direito até a comunidade no Orkut) e críticos quase pelo mesmo motivo: a paixão exacerbada pelo seu time do coração, o Avaí.
Além de comandar a equipe de esportes, Miguel vai voltar a fazer o programa que leva o seu nome, das 10h às 12h. Deve ser o programa mais antigo do rádio de Florianópolis, ao lado da Vanguarda Esportiva, apresentada na Rádio Guarujá. Aliás, lembro que quando comecei a ouvir rádio, lá pelos meus 7, 8 anos, Miguel estava na Guarujá. Minha mãe ouviu e eu pegava uma carona na programação. Primeiro tinha o programa César Souza, das 8h às 10h. Às 10h, entrava o Miguel e ao longo desses anos, mesmo passando por todas as emissoras da cidade, a abertura do programa nunca (eu disse NUNCA!) mudou. Lembro de cor e salteado.

Começa com um trecho da música “Rotina”, de Roberto Carlos, que diz: “Estou chegando para mais um dia / De trabalho que começa / Enquanto lá em casa ela desperta / Pra rotina do seu dia”.

Depois, é a vez de Miguel:

“Alôôôôô minha gente amiga. Oi, turma. A nossa carinhosa saudação. Com a responsabilidade técnica de (nome do operador de som), está começando mais um programa (pequena pausa) Miguel Livramento. Hoje é 20 de junho, uma segunda-feira. Santos do dia: (olhe na folhinha). O pensamento do dia (algo na linha ‘não tenho tudo o que amo, mas amo tudo o que tenho’). Vamos falando de música, de bola, de tudo aquilo que acontece nessa terra abençoada por Deus, denominada Florianópolis.”

Na segunda-feira, pode conferir.

P.S.: Esse comentário é dedicado ao ex-ombudsman da Folha de S.Paulo, Mário Vitor Santos, que numa palestra para alunos do Curso de Jornalismo da UFSC, lá no início dos anos 90, usou um perfil de Miguel Livramento publicado na seção de cultura do jornal-laboratório Zero como um péssimo exemplo de pauta e conceito editorial. “Isso não interessa”, decretou.

sexta-feira, 17 de junho de 2005

Pessoas Falsas

Pessoas falsas
Agem naturalmente
De maneira artificial

Um artifício
Um exercício
Nem tão difícil de entender

Fazer mais uma pose
Tomar mais uma dose
Mostrar mais uma vez os dentes


“Pessoas Falsas” deve ter mais ou menos uns 15 anos. É um rock dos tempos de banda de garagem. Escrevi a letra inspirado na minha vizinhança aqui no Saco dos Limões. Mas se aplica a outras vizinhanças também.

segunda-feira, 13 de junho de 2005

Q.I. em alta

Pesquisa do Grupo Catho, realizada em maio deste ano, mostra que de um total de 17.801 profissionais entrevistados, 48% conseguiram seu último emprego (2004/2005) por meio de indicação, o famoso Q.I. (Quem Indica). Na pesquisa realizada em 2002 o percentual era de 38.3%.
A prática do Q.I. é maior nos cargos operacionais (salários abaixo de R$ 2.000,00/mês), onde 55,88% das posições deste nível foram preenchidas por indicação. Para os níveis gerenciais, a indicação atinge um percentual de 43% das contratações.
Depois do Q.I., a internet aparece na pesquisa como a segunda fonte de recrutamento de profissionais, contabilizando 11,57% das contratações em 2004/2005.
A pesquisa também mostra os percentuais de contratação através de agências de emprego (8,9%), headhunters (7,18%) e anúncio em jornal (7,17%).

Sobre Q.I.: Agenda vitae

Blogs

Informação da publicitária Fernanda Romano no Blue Blus:

Rede de blogs vende propaganda em pool

quinta-feira, 9 de junho de 2005

Internet do B?

Release que reproduzo na íntegra sobre uma “rede paralela à internet que estará disponível na segunda quinzena de junho”.

A United Business Net, empresa brasileira, desenvolveu um novo mundo virtual que promete abalar as estruturas da internet mundial. É a UNBnet, uma rede que reúne no mesmo espaço serviços de e-mail, mensagens instantâneas, buscas, relacionamentos, agenda, hospedagem, blog, fotolog, entre outros. Todos esses benefícios acessados de um único nome com usuário e senha (passaporte unbnet) totalmente gratuitos.

O novo mundo entra em completo funcionamento na segunda quinzena de junho, e pretende dividir espaço com a www. O interessante é que a UNBnet, utiliza a mesma estrutura física de acesso e autenticação da www, por linha telefônica ou através de banda larga. A diferença é que uma vez conectado o usuário pode optar por navegar nas duas redes. A gratuidade também é um dos atrativos da nova rede. Logo na estréia os “UNBNAUTAS” terão direito à hospedagem de sites com 18MB sem pagar nada, contando com cerca de 10 mil modelos pré-formatados, comunicador instantâneo, interface inteligente com opção de busca nas duas redes e caixa postal com 300MB. Além de blog, fotolog e um sistema integrado de busca e oferta de empregos. Mesmo quando a rede for ampliada não há interesse dos criadores do novo mundo virtual em cobrar pelos aplicativos, o que a torna mais atraente que a atual internet.

Os idealizadores do projeto apostam no e-commerce como fonte de receita, além da oferta de produtos e serviços agregados. A UNBnet disponibiliza às empresas de varejo de todo mundo um portal de ultima geração para as transações on-line. Tanto elas como os usuários poderão comercializar produtos na rede. Outra fonte de renda da UNBnet será o registro de domínios: R$ 12,00 no Brasil e U$ 12,00 no exterior. Serviços de alto valor agregados, como voz sobre ip (VOIP) e integração com telefonia móvel também fazem parte desse novo mundo.


(O endereço do site é www.unbnet.com.br e ainda está em construção.)

Tabelinha

Eu - Ronaldo fez falta.
Eu mesmo - Não acho, mas alguém vai escrever isso em algum lugar.
Eu - O Brasil não pode jogar com 4 atacantes!
Eu mesmo - Discordo, mas aposto que o Parreira já pensou nisso!

terça-feira, 7 de junho de 2005

Contagioso

Depois do número 1 da Brahma na Copa de 1994 e do braço na testa de Ronaldo, agora é o o sinal de “V”, que não significa nem vitória nem paz e amor: Robinho vira marqueteiro e comemora gol com sinal de patrocinador.
Lembrei do Pelé. Ele criou aquela comemoração do soco no ar que depois acadou sendo usada nos comerciais de Vitasay. Agora é o contrário, os marketeiros criam as comemorações. Sem graça. Aliás, aquela comemoração do Ronaldinho Gaúcho fazendo sinal de “hang loose” não tem a ver com telefone também?

segunda-feira, 6 de junho de 2005

Filma eu!

Fora da Seleção Brasileira, Ronaldo está se esforçando para se manter em evidência enquanto Ronaldinho Gaúcho, Robinho e companhia fazem a festa dentro de campo. Em uma semana, o craque, famoso também pelas habilidades como marketeiro, apareceu no Prêmio Tim de Música, anunciou o patrocínio da dupla de vôlei de praia Ana Paula e Leila, subiu ao palco num show do Chiclete com Banana e entregou uma camisa da Seleção ao presidente Lula.