7 notas # 10 - Coluna Extra

quarta-feira, 31 de agosto de 2005

7 notas # 10

Afinado com “Último verão”, de Júlio Reny (demo-tape de 1983, relançada em CD em 2000)!

Independentes tipo exportação
Nesta sexta-feira, dia 2, Sebrae, Ministério da Cultura e Agência de Promoção de Exportação do Brasil assinam o convênio que cria o Projeto Setorial Integrado Música do Brasil, que nasce com o objetivo de ampliar a participação no exterior de gravadoras independentes, produtores de shows, distribuidores de selos, conteúdo de internet para download, especialistas em direitos autoriais e artistas. Basicamente, a idéia, de acordo com Valéria Barros, coordenadora do projeto, é inserir a produção de música independente na pauta das exportações brasileiras, atraindo divisas e alavancando a exportação de outros produtos e serviços.

“Música do Brasil”
Uma das ações previstas pelo convênio a ser assinado entre Sebrae, Ministério da Cultura e Agência de Promoção de Exportação do Brasil é a criação da marca “Música do Brasil”. A intenção do projeto é atender 130 empresas de micro e pequeno porte do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Para participar, as empresas devem ser filiadas a uma das três entidades parceiras do projeto: Associação das Gravadoras Independentes, Associação Brasileira de Música Independente e Brasil Música e Arte. O projeto é aberto para artistas de todos os estilos (do clássico ao rock, da bossa nova ao erudito).

Música em Itajaí
A música toma conta da cidade catarinense a partir desta sexta-feira, dia 2, com o início da oitava edição do Festival de Música de Itajaí. Na programação,destaque para as oficinas e shows com grandes nomes da música brasileira, como Alceu Valença, Ed Motta, Vanessa da Mata, Edu Lobo, Ney Matogrosso e Pedro Luís e A Parede. O festival termina na sexta-feira, dia 9.

O Segundo de Maria Rita
Com produção de Lenine, chega às lojas na próxima semana, o novo disco da cantora Maria Rita, batizado de Segundo. E assim como no disco de estréia, a filha de Elis Regina mescla regravações (“Casa pré-fabricada”, do Los Hermanos, e “Minha alma”, do Rappa) com músicas inéditas de novos compositores. É o caso, por exemplo, de “Caminho das águas”, de autoria do carioca Rodrigo Maranhão, escolhida como música de trabalho de Segundo.

Drexler descoberto
Como curiosidade, o novo disco de Maria Rita traz “Mal intento”, música feita especialmente para ela pelo cantor e compositor uruguaio Jorge Drexler, ganhador do Oscar de melhor canção (“Al Otro Lado del Río”, do filme Diários de Motocicleta). Essa é a segunda música de Drexler gravada este ano por um artista brasileiro. Antes de Maria Rita, os gaúchos do Nenhum de Nós haviam gravado “Raquel”, no recém-lançado Pequeno Universo. Algumas (ótimas) músicas do uruguaio tocam com freqüência em rádios como a Itapema FM.

Paralamas de volta
O fãs escolheram e os Paralamas do Sucesso regravaram “Deus lhe pague”, clássico de Chico Buarque, no novo disco da banda, Hoje, com lançamento previsto para este mês. Todas as músicas foram feitas após o acidente sofrido pelo guitarrista Herbert Vianna e reúne parcerias com Nando Reis, Pedro Luís e Leoni, além de participações especiais de Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, e de Mano Chao nos vocais de “Soledad Cidadão”.

Frejat, o apresentador
Uma boa opção para as noites de quarta-feira: Claro que é rock, série de 13 programas com apresentação do guitarrista do Barão Vermelho e exibida no Multishow (canal 42 na NET e Sky). Em cada programa, Frejat conversa e toca com os convidados - sem ensaio, garante a chamada. Na próxima quarta, dia 7, os convidados são Humberto Gessinger, dos Engenheiros do Hawaii, e Sérgio Filho, do Gram. Claro que é rock vai ao ar às 21h45min.

Para envio de sugestões (discos, shows, etc), escreva para agenteinforma@gmail.com, colocando “7 notas” no campo “Assunto”.

Redação e edição: Alexandre Gonçalves

Reprodução permitida, desde que solicitada por email ou nos comentários.

Edição anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário