7 notas # 16 - Coluna Extra

segunda-feira, 17 de outubro de 2005

7 notas # 16

Afinado com “You Could Have It So Much Better”, disco do Franz Ferdinand!

Estrelas da semana
Sexta-feira (21) começa a maratona de shows do Tim Festival em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Entre tantas atrações, nenhuma tem chamado mais atenção do que o The Strokes, que toca no Brasil pela primeira vez e num momento importante da carreira: o lançamento do terceiro disco, First Impressions Of Earth, que tem a responsabilidade de recolocar a banda nos trilhos depois de um segundo disco mediano (Room on Fire), diante da estréia arrebatadora com Is this it, que trazia mega-hit “Last nite”. Os shows do The Strokes acontecem nos dias 21 e 22 (no Rio de Janeiro), 23 (em São Paulo), e 24 (em Porto Alegre).

Capital elétrico
O Capital Inicial concretizou um antigo sonho: gravar um disco inteiro só músicas da Aborto Elétrico, banda seminal de Brasília, que contava com Renato Russo no baixo e nos vocais, e que deu origem à Legião Urbana e ao próprio Capital. O Aborto Elétrico surgiu em 1978, em Brasília, durou até 1982 e contou em sua formação, além de Renato Russo, com os irmãos Fê e Flávio Lemos (baterista e baixista do Capital Inicial, respectivamente) e André Petrorius. “Procuramos ser fiéis aos arranjos originais”, escreve Fê Lemos, baterista do Capital, que era baterista do Aborto Elétrico, no blog da banda. “Algumas músicas foram resgatadas de fitas cassete da época, outras de memória mesmo”, conta.

Novas versões para antigos sucessos
Batizado de MTV Especial - Aborto Elétrico, o disco será lançado no final de outubro, mas “Love song”, a música de trabalo do CD, já está tocando nas rádios. No dia 6 de novembro, a MTV exibe um programa especial, com músicas e entrevistas, que será lançado na seqüência em DVD. E além de canções desconhecidas do público, como a própria “Love song”, o tributo ao Aborto Elétrico traz novas versões para músicas já gravadas tanto pela Legião Urbana quanto pelo Capital Inicial, entre as quais “Que país é este?”, “Química”, “Fátima”, “Veraneio vascaína”, “Música urbana” e “Geração Coca-Cola”.

Caso à parte
O projeto Aborto Elétrico tem um “quê” de nostalgia e homenagem, mas também tem tudo para se transformar num ótimo negócio, especialmete pelo culto ao cantor e compositor Renato Russo, falecido em 1996. Não é exagero dizer que regravar Legião Urbana é o mesmo que regravar Roberto Carlos. O sucesso é garantido. Prova disso, é o desempenho que discos com sucessos da banda obtém na lista de mais vendidos. Conforme levantamento da Associação Brasileira de Produtores de Discos, que reúne as grandes gravadoras, no ranking dos 20 discos mais vendidos no Brasil em 2004, três eram da Legião Urbana: Como se diz eu te amo (6º lugar), Mais do mesmo (10º lugar) e As quatro estações ao vivo (19º lugar).

Live 8
Paul McCartney tocando com U2. David Gilmour e Roger Watters no mesmo palco com o Pink Floyd. Green Day cantando “We are the champions”, do Queen. Esses foram alguns do grandes momentos dos shows apresentados no mega-evento Live 8, realizado no dia 2 de julho e que estarão reunidos no DVD com 4 discos (!!!) que será lançado mundialmente no próximo dia 7 de novembro. O Live 8, realizado 20 anos depois do primeiro Live Aid, serviu de apoio às campanhas Make Poverty History e Global Call To Action, além chamar a atenção para o encontro do G8, que aconteceu quatro dias depois. A expectativa de Bob Geldof, organizador do evento, é de que este seja o DVD mais vendido de todos os tempos.

Acústico do Maskavo
A banda de reggae-pop Maskavo, que já emplacou sucessos como “Quando o Sol Nascer” e “Um Anjo do Céu”, grava seu CD e DVD acústico nesta terça-feira (18), no Teatro São Pedro, Porto Alegre. O show faz parte do projeto Tim Atlântida Acústica e conta com a participação do vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz, e do vocalista da Tribo de Jah, Fauzi Beydoun.

Na internet
A banda Aerocirco, de Florianópolis, está disponibilizando todas as músicas de seus dois discos para download gratuito em seu site (clique em “banda”). É uma boa oportunidade para conhecer o som da banda (conectado com o rock da “nova new-wave” - Strokes, Killers e afins -, com boas melodias, guitarras afiadas e letras consistentes), que já emplacou a ótima “Incontrolável” na programação da Atlântida FM. Já a trio Get Back, uma das mais tradicionais bandas cover de Florianópolis, com um repertório que privilegia Beatles, está de endereço na internet: www.bandagetback.com.br. Lá, agenda, repertório, enfim, uma série de informações para quem já conhece ou quer conhecer a banda.

Para envio de sugestões (discos, shows, etc), escreva para agenteinforma@gmail.com, colocando “7 notas” no campo “Assunto”.

Redação e edição: Alexandre Gonçalves

Reprodução permitida, desde que solicitada por email ou nos comentários.

Edição anterior.

2 comentários:

  1. Anônimo8:36 AM

    Uau, esse DVD do Live 8 promete. Acho bom começar a economizar uns trocados porque com quatro discos custará no mínimo 150 pilas.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:11 AM

    Pode até ser picaretagem, mas vou ter que acabar comprando esse CD do Aborto Elétrico... Esse Dinho...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário