Tudo isso vem “embalado” aos conceitos de interatividade tão difundidos pela internet. É o que permite que os internautas, ao visitarem o blog +D1 , possam deixar seus comentários em cada um dos textos ou imagens publicados. Da mesma forma, caso considere interessante, poderá ainda enviar automaticamente o link para outros internautas através do sistema de “email post”, que aparece no final de cada post publicado.
A iniciativa aposta no diferencial das chamadas “edições temáticas”, como deixa claro o slogan do blog (“Onde os assuntos se completam”). Os participantes do +D1 escolhem um tema e publicam textos, comentários e imagens relacionados a esse tema por um determinado período de tempo. Esse conceito vai permitir, por exemplo, que no ano que vem, o +D1 se dedique à produção de conteúdos específicos a respeito do Carnaval, da Copa do Mundo de 2006 e das Eleições. Para iniciar os "trabalhos", o primeiro tema escolhido é Verão, que permanecerá "no ar" até o final da estação.
O +D1 surge no momento em que os blogs ganham cada vez mais visibilidade e se consolidam como uma ferramenta de grande utilidade, especialmente para os jornalistas. Por exemplo, já existem projetos nos Estados Unidos que unem jornalistas-blogueiros sob o mesmo “guarda-chuva”, cada um com o seu blog dentro de um grande blog. No Brasil, recentemente grandes empresas de comunicação também descobriram o filão e contrataram jornalistas renomados para criarem seus blogs, como é o caso de Ricardo Noblat (ex-iG, agora no Estadão) e Juca Kfouri, que assina o Blog do Juca no portal Uol.
Como é uma iniciativa independente e que utiliza ferramentas disponibilizadas gratuitamente na internet (como o Blogspot, provedor que hospeda o blog), os custos acabam diluídos entre os participantes e envolvem basicamente o tempo de dedicação ao blog, o tempo de conexão à internet e um ou outro deslocamento para a produção reportagens, por exemplo.
Em termos de publicidade, o +D1 entra “no ar” associado ao sistema de anúncios do Google. No cabeçalho, há um banner com links patrocinados, sempre relacionados ao conteúdo do blog. Cada vez que o internauta clica em um desses links, o sistema contabiliza um valor X na conta do +D1. O pagamento é liberado sempre que atingir a casa de US$ 100,00. Isso, no entanto, não descarta a entrada de patrocinadores locais interessados em apoiar a iniciativa ou em desenvolver projetos em parceria com a equipe do blog.
O +D1 é uma iniciativa dos jornalistas Alexandre Gonçalves, Alexsandro Vanin, Aline Cabral, Carla Kempinski, Carol Herling, Cléia Schmitz, Fábio Mayer, Frank Maia, Gustavo Cabral Vaz, Kátia Negreiros, Sara Caprario e Wendel Martins.
Acesse: www.maisdeum.blogspot.com
E-mail de contato: maisdeum@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário