10 idéias para novos blogs - Coluna Extra

sábado, 4 de novembro de 2006

10 idéias para novos blogs

A base dessas idéias surgiu em conversas com amigos, da leitura de outros blogs e sites informativos e, especialmente, do contador de acesso do Coluna Extra (a partir dos assuntos que os internautas buscam para chegar até aqui).

Navegadores
Os blogs oficiais de empresas são sempre boas fontes de informação. Mas são os blogs independentes, onde o que conta é a experiência do blogueiro como cliente e usuário, que fazem a diferença na hora de avaliar produtos e serviços. A partir disso, é possível investir, por exemplo, em um blog sobre browsers ou navegadores. O gancho: a chegada das novas versões do Firefox e do Internet Explorer e a opção de usar programas menos famosos como Flock, Opera e Safari. O conteúdo deve tratar da experiência com um browser (ou vários), o que tem de bom, o que tem de ruim, sempre do ponto de vista do usuário.

Novo Blogger
Assim como o blog sobre browsers, um blog sobre o novo Blogger também tem como característica principal a experiência do blogueiro como usuário, neste caso, de um serviço. O interessante seria começar o blog agora, no momento em que a nova versão está prestes a ser lançada oficialmente. E o novo Blogger, com tantas novidades e “evoluções” em comparação à versão atual, é um prato cheio para um blogueiro. Duvida? Acesse a versão beta e tire suas próprias conclusões.

Blog de ferramentas
Este seria um blog voltado para a Web 2.0, só sobre serviços online, como Zoho, Meebo, Google Docs e Box.net. Há boas chances de se tornar referência desde que o blog apresente sugestões interessantes, traga boas avaliações e tenha uma organização de links que facilite a vida de quem quer explorar as vantagens dos serviços online. Uma visita ao site Go2Web20, um poderoso catálogo da Web 2.0, mostra que assunto é o que não falta para um blog com este enfoque.

YouTube
Conheço pessoas que estão trocando a TV pelo YouTube. Então, por que não um guia com o que tem de melhor, de mais bacana, curioso, engraçado e até “sem-noção” no site de vídeos? A idéia não é reproduzir vídeos do YouTube no blog, mas sim publicar resumos, dicas, críticas sobre vídeos. Uma estratégia interessante seria vincular as dicas com fatos recentes. Se um goleiro toma um frango incrível, faça uma seleção de grandes mancadas no futebol, por exemplo. O cuidado básico é não publicar como novidade um vídeo que já perdeu o interesse como o “Tapa na Pantera” ou o “clipe das esteiras” da banda Ok Go.

Foto digital
Você tem uma câmera digital? Ótimo. E com as digitais cada vez mais populares, que tal escrever e compartilhar sua experiência com outros fotógrafos amadores que procuram na internet dicas sobre como tirar fotos melhores? Um blog sobre esse tema - com conteúdo didático, num tom “de usuário para usuário” - poderia agregar dicas (do momento do clique à impressão da foto) e notícias sobre novos produtos. Também poderiam ser postadas informações sobre serviços como Flickr e Photobucket, que funcionam como álbuns virtuais.

Verão
Eu gosto desse tema, especialmente pela quantidade assuntos que podem ser abordados. Tanto é assim que o blog coletivo +D1, que ajudei a criar e que atualmente está em recesso, originalmente era para ser um blog sobre verão, que ficaria no ar apenas durante a estação. Obviamente, é um tema mais quente (com o perdão do trocadilho) para cidades litorâneas, como é o caso da minha cidade, Florianópolis, onde a paisagem, o clima e o estilo de vida das pessoas servem de inspiração perfeita para um blog sobre este assunto. Além de ótimos posts, um blog sobre o verão também é uma ferramenta de markerting viável para hotéis, pousadas, operadoras de turismo, entre outras empresas, que apostam suas fichas nessa estação.

Natal
Já pensei em criar um blog temático sobre o Natal. Só não fiz por falta de tempo. Mas a idéia seria fazer um blog com abrangência local para publicar posts sobre preparativos da cidade, expectativa e promoções do comércio e sugestões de presentes, além de fotos e crônicas. Com a ajuda de amigos (via Orkut ou listas de discussão) dá para publicar também conteúdos especiais como depoimentos sobre natais passados, por exemplo, além de sugestões para a ceia de Natal e artigos sobre o caráter religioso da data, se for o caso. Mas repito: sempre com abrangência local para marcar a idéia de “Natal na minha cidade”. E o blog ficaria no ar no período de um mês, do dia 25 de novembro ao dia 25 de dezembro.

Fim de semana
O que você fez no fim de semana passado? E o que pretende fazer no próximo? Partindo da idéia de que fim de semana é sagrado e precisa ser muito bem aproveitado, um blog sobre esse assunto seria uma espécie de “guia de eventos e atividades”, com a diferença de que incluiria, além da parte de serviço (com datas, horários e locais), a opinião do blogueiro. Vale tudo neste blog, desde que esteja dentro do “nicho” fim de semana. Pode e deve ser atualizado durante a semana, claro. Um detalhe importante para o sucesso de um blog com esse tema: se conseguir reunir outros blogueiros para produção de conteúdo, melhor, menores os riscos de você ficar sobrecarregado e do blog ficar monótono e repetitivo.

Lost
Lembra de Jornada nas Estrelas, a série que rendeu filmes e que até hoje é exibida na TV? O segredo da longevidade de Jornada nas Estrelas está essencialmente na paixão fervorosa que os fás têm pelo seriado. A mesma paixão que agora toma conta dos fãs de da série Lost, que já são chamados de “losters” ou “losteiros” (assim como os fãs de Jornadas nas Estrelas são chamados de trekkers, em referência ao nome original da série, Star Trek). Mais do que paixão, o que Lost desperta nos fãs é o senso de mobilização para compreender e ter acesso a tudo o que diz respeito a série. As comunidades no Orkut mostram isso. E um blog sobre Lost, ainda que possa ser mais um entre tantos, nasce já nesse clima de quanto mais gente escrevendo sobre o assunto, melhor.

Revistas
Novidades como a edição brasileira da Rolling Stone e a piauí indicam um novo momento no mercado de revistas no Brasil. Numa avaliação pessoal, que pode quem sabe servir de pontapé para um possível blog, o mercado está dando uma guinada em prol da qualidade editorial e gráfica, diferente dos períodos em que surgiram revistas de R$ 1,99 e revistas de “celebridades”. Um blog sobre esse assunto é indicado para um “rato de banca” e em termos de conteúdo pode mostrar novas revistas, avaliar capas e enfoques, além de destacar relíquias encontradas em sebos, por exemplo.
Mais dicas sobre blogs: Blog de A a Z
Tags:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário