negoquirido.com.br - Coluna Extra

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

negoquirido.com.br

Inspirado por uma reportagem publicada na edição de hoje do caderno Link, do Estadão, fui visitar os “barracões virtuais” das quatro escolas de Florianópolis que desfilam na passarela do samba Nego Quirido no próximo sábado, dia 17, a partir das 22h30min. E as visitas começaram com uma mudança de hábito da minha parte: como nenhum dos sites pareceu muito amigável com o Firefox, tive que utilizar o Internet Explorer. Abaixo os endereços e um rápido comentário sobre os sites da Consulado, Unidos da Coloninha, Copa Lord e Protegidos da Princesa.

Consulado
www.gresconsulado.com.br
Com o vermelho da escola como cor predominante, o site da atual campeã do Carnaval de Florianópolis me pareceu o mais bem resolvido, com boa organização das áreas, ainda que tenha sentido falta de links específicos para cada item no menu (isso facilita a divulgação, por exemplo). Na página inicial, há um quadro que exibe as últimas notícias sobre os preparativos para o desfile. O samba-enredo está disponível na área Carnaval 2007 e pode ser ouvido no próprio site através de um player simples e eficiente.

Unidos da Coloninha
www.coloninha.org.br
Única escola da parte continental de Florianópolis, a Coloninha possui um site organizado, especialmente no menu da coluna à esquerda. A área central parece um pouco embolada. Como curiosidade, além das informações específicas sobre a escola e os preparativos para o desfile de sábado, o site possui uma área sobre a história do samba. O samba-enredo está disponivel para audição e para download. Dos quatro sites foi o que teve melhor visualização no Firefox.

Copa Lord
www.copalord.com.br
No Firefox, esse é o site de pior desempenho. A área central aparece completamente cinza. Mas no Internet Explorer tudo se ajeita. O site valoriza as notícias com uma lista de chamadas ocupando praticamente toda a página inicial. Na coluna à direita, a escola optou por colocar pequenos banners com links para as demais áreas do site. Visualmente perde um pouco porque os banners mais parecem aqueles anúncios poluídos de jornais de bairro. Para compensar, o menu, posicionado abaixo do cabeçalho, é bastante funcional. Cada área possui uma página própria com links para todos os seus itens. O samba-enredo pode ser ouvido neste link.

Protegidos da Princesa
www.protegidos.com.br
A escola mais antiga de Florianópolis passou por dificuldades por causa de um incêndio ocorrido em seu galpão recentemente. Por isso, dá até para entender o “jeitão” do site (me passou a idéia de quem tem mais o que fazer). Ainda assim, não dá para não dizer que dos quatro sites, é o mais poluído visualmente. O site tem um menu à direita e duas colunas de texto na página inicial (uma para notícias e outra para agenda). E aí está o problema: esses textos aparecem com cores, tamanhos e formatos variados. A navegação é confusa e é difícil encontrar informações básicas, como, por exemplo, a letra do samba-enredo (estou procurando até agora). Melhor sorte no desfile.

(O título deste post faz uma “alusão web” ao nome da passarela do samba onde as escolas de Florianópolis desfilam. O endereço eletrônico negoquirido.com.br não existe.)

Tags: ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário