A volta do +D1 (em versão “coletivo de blogs”) - Coluna Extra

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

A volta do +D1 (em versão “coletivo de blogs”)

Em 2005, tive uma idéia: criar um blog coletivo sobre verão, com dia para começar e dia para acabar. Convidei amigos jornalistas - blogueiros e não-blogueiros - que toparam o desafio. E a forma contagiante com que todos aderiram à idéia, me levou a mexer no conceito do blog: em vez de um blog coletivo de verão, um blog coletivo temático - durante determinado período, todos escreviam apenas sobre um mesmo tema. Daí o slogan “onde os assuntos se completam”. Quebrei a cabeça para encontrar um nome que representasse esse conceito. Até os 42 minutos do segundo tempo, minha melhor idéia era “webjogral” - apenas simpático. Mas pintou o insight: coletivo, mais de um participante. Por que não +D1? Foi só rabiscar, criar um logo no Corel e vender o peixe para os demais participantes. E todos compraram.

E eu tenho muito orgulho de ter criado esse nome, de ter participado do blog coletivo e de ter instigado alguns colegas - a partir dessa experiência - a se tornarem blogueiros atuantes. O conteúdo do +D1 está lá ainda, no blog criado no Blogger (www.maisdeum.blogspot.com). A primeira etapa, que trata de assuntos ligados ao verão, é leitura recomendada, com posts criativos, curiosos, divertidos, informativos. Infelizmente, por razões diversas, ficou complicado manter o pique, conciliar o blog com outras ocupações. E em vez de deixar o blog minguando, desatualizado, sugeri fechar para uma reavalição da idéia. Foi o que aconteceu em 14 de novembro de 2006.

De lá para cá, vez ou outra alguém lançava alguma idéia, uma possibilidade para reativar o blog. Nenhuma, no entanto, se concretizou. Até que numa conversa pelo MSN com o amigo Rodrigo Lóssio, um mês atrás mais ou menos, ele me contou a idéia de criar uma espécie de “agregador de blogs”. Ou seja, num único blog seriam publicados posts de outros blogs, de forma automática. Gostei da idéia e topei participar. E pensando num nome para esse “agregador”, lembrei do +D1. O Lóssio conferiu a viabilidade técnica do site e, em poucas horas, com o domínio www.maisdeum.com.br registrado, o blog ficou pronto.

E entra no ar oficialmente hoje, dia 31 de agosto, até como forma de comemorar o Dia do Blog, com o objetivo de valorizar e dar visibilidade ao conteúdo que é produzido nos blogs editados em Santa Catarina, oferecendo aos leitores um cardápio variado de assuntos e estilos. Nesse (re)começo, dez blogs participam do +D1: 1 crônica por dia, Coluna Extra, Crônicas Atípicas, DVeras em Rede, Esquerda Festiva, Impressão Digital, Lígia Fascioni, Onde a Coruja Dorme, pedro valente e repórter u. O número deve aumentar possivelmente ainda hoje, com novas adesões.

Visite: www.maisdeum.com.br

Tags:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário