Comentários agregados e módulo de seguidores no Blogger - Coluna Extra

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Comentários agregados e módulo de seguidores no Blogger

Os usuários do Blogger ganharam duas novidades. A primeira é uma nova forma para a exibição da área de comentários. Agora, além da janela e da página inteira de comentários, os bloggers podem optar pelo formato que eu chamo de “agregado” ao post, mas que oficialmente foi batizada como “Postagem de comentários incorporada” (é assim que está na área Configurações / Comentários / Posição do formulário de comentários, onde o usuário seleciona o formato). O que muda é que quando o leitor clica em comentários abre o post e logo abaixo a caixa para ele postar o comentário. Estou testando o novo formato no Coluna Extra.



A outra novidade do Blogger é o módulo “seguidores”, lançado há mais ou menos dois, mas só agora efetivamente disponibilizado. “Seguidores” mostra outros usuários do Blogger que “seguem” (sim...) seu blog. Ou seja, reforça a idéia que blog também é um rede social. Para adicionar o módulo, vá em Layout e clique em Adicionar um gadget.



Já a adição dos blogs que você segue ou quer seguir pode ser feita no seu perfil no Blogger. Há um link lá para isso, no final da página (“Gerenciar blogs que eu acompanho”). Você pode adicionar a URL de cada blog individualmente ou, se quiser, importar a lista de blogs da sua conta no Google Reader. Outra opção é clicar em “Acompanhar esse blog”, quando entrar num blog do Blogger que tenha o módulo “seguidores”. Aliás, se o nome “seguidores” não for do seu agrado, escolha outro. Por exemplo, Dauro Veras preferiu “Leitores”, Cesar Valente foi de “De olho no De Olho” e eu inventei um tal de “Extranautas” (breve, em adesivos e camisetas :))). E se clicar na fotinho, você vê o perfil do usuário no Blogger (e lá, você vê, entre outras informações, não só o blog ou a lista de blogs que ele possui, mas também os blogs que acompanha; e a rede segue...).

Para seguir o Coluna Extra clique aqui.

(Por falar em seguir, você pode seguir o que é publicado no Coluna Extra também pelo Twitter no @colunaextra.)

5 comentários:

  1. Anônimo2:42 PM

    Show de bola estas mudanças. Tenho que acompanhar e estudar mais o blogger.

    ResponderExcluir
  2. Oi Alexandre,
    A última novidade, REAÇÕES, na qual sòmente com um click o leitor pode optar em demonstrar sua reação à postagem,o que facilita bastante ao leitor que não gosta de comentar mas quer opinar sobre o assunto. Só que não estou conseguindo incorporar ao meu blog,e não descobri o pôrque. Não sei usar o translater e não entendo muito bem inglês. You can Help me please?

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Alexandre!
    Você é muito atencioso. Agradeço a ajuda.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2:34 AM

    Excelentes dicas! Parabéns e Sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Alexandre, gostaria de saber como colocar no meu blog trabalhos em PowerPoint que meus alunos realizam.
    Podes me dau umas dicas?
    Obrigada pela atenção.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário