Respeito é bom e o momento exige - Coluna Extra

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Respeito é bom e o momento exige

Fui nesta tarde até o Corpo de Bombeiros, no bairro Trindade, aqui em Florianópolis, levar alguns donativos para os desabrigados pela tragédia que atingiu Santa Catarina em decorrência das chuvas. Lá, fiquei sabendo que um galpão maior passou a ser usado para o recebimento das doações (especialmente alimentos, roupas, cobertas e colchões). E vi esse galpão praticamente lotado - sinal de que a população de Florianópolis está fazendo sua parte (veja como ajudar).

Voltei para casa, abri o computador e li no blog Flagrantes do Cotidiano que o governador de Santa Catarina voltou a falar na preocupação que ele tem em recuperar o estado para receber os milhares de turistas no verão. Fui até o site de notícias do governo de Santa Catarina para encontrar alguma referência sobre a declaração e achei num release distribuído pela assesoria:

“O Brasil está solidário com Santa Catarina e vamos reconstruir o que for necessário para receber os turistas na temporada de verão”, ressaltou Luiz Henrique.

Sinceramente, é de uma falta de sensibilidade sem tamanho. É para isso que pessoas do Brasil inteiro está se mobilizando, para que tudo fique arrumadinho para quando os turistas chegarem? Antes de mais nada, o momento é para recuperar o estado para os catarinenses (os de nascimento e os que optaram por morar aqui). Não sou e nunca fui eleitor de Luiz Henrique da Silveira. E este post, que foge do padrão habitual do blog, não é um post partidário. É um post cidadão! Tenho certeza que eu e muitos outros catarinenses, em respeito às famílias que perderam parentes, casa, terrenos, tudo, neste momento, estamos cagando e andando para os turistas!

(Para ler o release, acesse o site de notícias do governo e procure pelo release SC receberá R$ 300 milhões do governo federal para atendimentos e infra-estrutura estadual.)

4 comentários:

  1. falou e disse, Alexandre. LHS passou dos limites. Vai entrar para a História, pela porta dos fundos, é claro. Abraço, Damião

    ResponderExcluir
  2. Tá, mas não me diga que a imprensa daí não berrou igual você fez! Ou tem gente achando essa declaração aceitável vindo de um governador?
    Em 1995, quando minha casa encheu de água, eu nem lembrava de praia, verão... Só pensava nos meus sobrinhos pequenos, no segundo andar da casa do vizinho, enrolados em cobertores, esperando a água baixar pra poder voltar pra casa. Pelo visto água passou longe de LHS.

    ResponderExcluir
  3. Não sei se alguém berrou, mas sei que o governador voltou a repetir a frase e com uma pérola ainda pior:

    O governador disse que tem esperanças de que a recuperação das estradas aconteça em breve para que o estado continue a atrair os turistas durante o verão, já que o setor é um dos principais da economia catarinense. Ele disse também que os órgãos de segurança de Santa Catarina têm condições de coibir os saques que estão ocorrendo em algumas cidades e dispensou a ajuda da Força Nacional de Segurança para essa tarefa. (...)

    O governador se reuniu com o presidente para entregar o convite para o 9o Fórum Mundial de Turismo, que será realizado em maio de 2009 em Florianópolis. Questionado se esse era o momento para deixar o estado e entregar o convite a Lula, o governador disse que sim. “Esse é um evento mundial de turismo e ele é tão importante para o estado como reconstruir o que a tragédia provocou”, argumentou.

    Matéria do G1

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8:46 PM

    Verdadeiro absurdo ficar se preocupando com temporada e festas de fim de ano com tamanha desgraça que está ocorrendo em nosso Estado. Sinceramente, acho que não existe mais clima para algum tipo de festa e eventos. Parabéns pela matéria abs.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário