36 sucessos e 4 acordes - Coluna Extra

domingo, 8 de fevereiro de 2009

36 sucessos e 4 acordes

Qual a fórmula para compor uma música de sucesso? Criar um refrão grudento? Também, mas não só. Se você prestar atenção nas músicas que fazem sucesso atualmente ou estiveram nas paradas até recentemente, vai perceber que muitas têm em comum a mesma sequência de acordes (por falta de criatividade ou por “toque de midas” de um executivo da indústria da música?). Sem entrar em discussões técnicas sobre formação de acordes, sucessos de James Blunt, Alicia Keys, The Calling, Black Eyed Peas e Maroon 5 são “farinha do mesmo saco”, tocadas com os mesmos acordes, podendo haver variações de tempo e de tom. É isso o que prova (e tira sarro) “Four chords”, composta pelos comediantes da banda The Axis of Awesome, da Austrália, a partir de trechos de 36 novos e velhos sucessos criados com os mesmos quatro acordes (neste caso, a sequência é E B C#m B). A gravação é parte do disco da banda, lançado no passado (eu descobri hoje, depois de ler um post da colega Michelle Araújo no Twitter e ver que a música tem sido assunto em blogs nos últimos dias).

Selecionei dois vídeos de “Four chords” para ilustrar o post. O primeiro, com a gravação de estúdio, identifica com fotos e texto os artistas e as músicas. O segundo mostra o Axis of Awesome tocando “Four chords” ao vivo.





[Siga as atualizações do Coluna Extra pelo Twitter: http://twitter.com/colunaextra.]

5 comentários:

  1. Dá pra fazer o mesmo com outras sequências. G Em C D, por exemplo, dá pra tocar "Diana", "Angel", forçando "Stand by me", "Donna"...

    ResponderExcluir
  2. vamos parar de blá-blá-blá e conquistar o mundo!!! faço a base...(os 4 acordes) hahaha

    ResponderExcluir
  3. Belo post! Quem domina o tema, faz e acontece!
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Que loucura! Vou começar a compor então :D

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário