Jornalistas e blogueiros - Coluna Extra

segunda-feira, 3 de outubro de 2005

Jornalistas e blogueiros

Trecho da coluna Sinopse, do jornalista Daniel Piza, publicada no caderno de cultura do Estado de S.Paulo deste domingo (2):

Valores virtuais
Michael J. Miller, editor-chefe da PC Magazine, num (caderno) Link recente: “O fenômeno dos blogs é maravilhoso. Você tem muitas vozes, muitas pessoas escrevendo sobre os mais diferentes assuntos. Mas, do ponto de vista de um editor de revista, penso que há uma diferença entre o trabalho de um jornalista profissional e o de um blogueiro. Os blogueiros escrevem o que pensam sobre um assunto e isso é ótimo, mas o texto tende a não ser editado e não há niguém sólido por trás.”
Tudo o que é celebridade e político no Brasil tem blog agora, mas não por acaso os bons são quase sempre aqueles feitos por jornalistas (como Ricardo Noblat) e escritores (como Fernando Carpinejar) que têm uma carreira profissional, passaram pelo teste de fogo de editores e críticos e estão alojados em grupos de comunicação estabelecidos. O bom blog ou site pessoal, mesmo raro, é o que pode ajudar a pressionar pela volta de um jornalismo mais autoral e interdisciplinar. Não são esses diários com pseudônimos tirados de bichos e cheios de palpites levianos, típicos de quem gostaria de estar na tal imprensa.

Um comentário:

  1. Anônimo5:10 PM

    Depende, sou um fanatico por blogs e ja vi alguns blogs de jornalistas que são uma verdadeira porcaria, daqueles que servem como diarinho, coisa bem sem graça, como ja vi blogs de pessoas com outras profissões que tem textos ótimos.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário