Ironia - Coluna Extra

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2006

Ironia

Na mesma semana em que Sergey Brin e Larry Page, fundadores do Google, visitam o Brasil, o Orkut passa por um dos seus períodos de maior instabilidade - o que não deixa de ser irônico já que os brasileiros dominam as estatísticas do site de relacionamento, que lá fora é praticamente ignorado por usuários e mídia. É o que transparece a reportagem publicada pelo jornal inglês The Sunday Times por ocasião dos sete anos de fundação do Google e da entrega do prêmio Personalidade Econômica do Ano aos dois jovens fundadores. A reportagem faz um balanço da trajetória da empresa e cita praticamente todos os produtos lançados pelo Google ao longo de sua existência. O Orkut nem é citado. Isso pode indicar também a dificuldade em absorver o crescimento do site no Brasil e transformá-lo num negócio lucrativo (só nessa semana li duas ou três entrevistas dos fundadores e de executivos do Google no Brasil dizendo basicamente isso: que não sabem ainda como explorar comercialmente o potencial do Orkut).
A reportagem traduzida para português está disponível no Link, caderno de tecnologia do jornal do O Estado de S.Paulo.
Novo recurso no Gmail
Por outro lado, se o Orkut capenga, o Gmail avança. Um dos novos recursos do serviço de email do Google possibilita ao usuário adicionar outras contas e enviar mensagens utilizando a página do Gmail. Funciona praticamente da mesma forma que o Outlook, com a diferença que as mensagens enviadas ficam no servidor do Gmail e não no computador (mobilidade cortesia da Web 2.0). Isso facilita especialmente a vida de quem tem mais de uma conta de email (uma pessoal e uma profissional, por exemplo). Depois de adicionada a conta, clicando em “Escrever”, irá aparecer uma caixa “De:” com o email padrão visível e uma setinha para o usuário que desejar escolher um outro email adicionado. Se preferir, é possível ainda configurar um outro email para a resposta.

(Para criar uma conta no Gmail é preciso receber um convite de um usuário já cadastrado.)

2 comentários:

  1. Anônimo1:25 PM

    Estou aguardando o Gmail permitir baixar e-mails de outros serviços de e-mail, tipo POP, para, definitivamente, deixar de utilizar cliente de e-mail. O Yahoo já tem isso mas não funciona muito bem.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:13 PM

    gostaria de ser convidada

    zeliacasoni@uol.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário