Que marketing é esse? - Coluna Extra

sábado, 6 de maio de 2006

Que marketing é esse?

De carona no sucesso do filme “Dois filhos de Francisco”, a Brasil Telecom está na mídia com a campanha “Dois filhos de Helena”, focada no Dia das Mães e que traz a dupla Zezé Di Camargo e Luciano como protagonista. Até aí, nada demais. Problema mesmo é o brinde que a operadora está distribuindo aos seus assinantes: um porta-retrato de papelão que já vem com uma foto da dupla sertaneja já autografada.

O problema que eu vejo nessa ação é que o brinde - que traz ainda informações sobre planos e aparelhos comercializados pela empresa - vai chegar para clientes que não tem qualquer relação com o tipo de música nem o estilo da dupla (campeã no item superexposição na mídia). E esse envio “massificado” vai na contramão do que pregam muitos gurus do marketing: é preciso ter uma relação cada vez mais personalizada com o cliente.

E se tem uma coisa que uma empresa como a Brasil Telecom pode fazer é filtrar os dados da sua base de clientes para saber com quase 100% de precisão os melhores caminhos para chegar, surpreender e cativar o assinante a ponto do mesmo indicar a empresa para outras pessoas. Se não for assim, ações como o porta-retrato não vão para estante, mas sim para o lixo.

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