Pesquisa da Rapp Collins revela que 0,54% das empresas brasileiras utilizam blogs próprios, enquanto que 2,62% capturam dados dos clientes nos blogs externos à empresa e nas redes sociais de relacionamento. A pesquisa ouviu 1.008 empresas entre agosto e setembro de 2006. “Estamos vivendo um momento do surgimento do novo consumidor, que está em todos os lugares ao mesmo tempo”, afirma Ricardo Pomeranz, sócio-presidente da Rapp Collins Brasil e coordenador da pesquisa. “Porém, apesar das inúmeras maneiras e ferramentas de interagir com os consumidores, os blogs ainda não são uma realidade nas empresas brasileiras que estão, aos poucos, aderindo à novidade”.
Entre as empresas que mantém blogs, a pesquisa indicou que 20% contrataram um funcionário exclusivamente para desenvolver esta ferramenta, enquanto que 20% contratou uma pessoa ou empresa externa para responder em seu nome, e 44% apostam na participação dos próprios funcionários. Em relação à liberdade das empresas para o desenvolvimento deste conteúdo, 8% das companhias pesquisadas permitem que pessoas de fora da empresa alimentem o blog sem restrições e 8% oferecem incentivos não-financeiros para pessoas/empresas externas. “A ferramenta é ainda uma novidade para as empresas, que estão acostumadas com os processos convencionais de comunicação. As companhias querem entender de fato como se dará o controle das informações postadas no blog e garantir que a mensagem seja passada ao público com o conteúdo e forma desejados”, conclui Pomeranz.
Tags: Blogs
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário