Cara de Google. Só cara... - Coluna Extra

quarta-feira, 28 de março de 2007

Cara de Google. Só cara...

Ninguém entendeu muito bem o que a cor vermelha está fazendo no logo da candidatura do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014. Mas uma observação feita por Isabel Campos, na comunidade Branding Brasil no Orkut e destacada no BlueBus de hoje, parece ser uma boa explicação: “Feia, não achei não, mas tem uma cara de Google...”. Fui conferir e comparar as logomarcas e têm realmente alguma semelhança na concepção. Fiquei com a sensação de que a logo da Copa quer passar uma idéia de modernidade, a mesma que a logo do Google transmite. Mas será que a Fifa compra esse peixe? Copa no Brasil, organizada pela CBF, tem a ver com modernidade?



Tags:

7 comentários:

  1. Anônimo3:58 PM

    Genial essa observação. Eu queria ter essa capacidade de pegar detalhes assim.

    Sou capaz de apostar que foi plágio descarado da CBF, porque os tons das cores são próximos demais para ser só coincidência.

    ResponderExcluir
  2. Isabel Campos? Será minha colega dos tempos de Folha?? Plágio ou não, eu gostei do vermelho. Não gosto é da idéia de ter uma copa por aqui. Se no Pan(demônio) já vão gastar 8 vezes mais do que o previsto, imaginem numa copa!! Afinal, tem que sobrar pros bolsos de todo mundo, nénão?

    ResponderExcluir
  3. É impressionante como realmente a "unanimidade é burra" citando Nelson Rodrigues...a não ser pelas cores quaisquer outras "semelhanças" simplesmente não existem: foram usadas tipografias, conceitos gráficos, briefings, completamente diferentes uns dos outros. Tem gente vendo coisas demais. Caso contrário a marca NEXT da AMIL:
    http://www.amil.com.br/next/hotsite.htm
    tb teria que entrar nesse "time de coincidências".

    ResponderExcluir
  4. Em nenhum momento se usou a palavra “plágio”. Obviamente não é este o caso. O meu post é claro, assim como o comentário feito pela Isabel: estamos falando do fato das cores se aproximarem das cores usadas no logo do Google. E só.

    ResponderExcluir
  5. Ato falho no uso da palavra "plágio". Talvez tenha sido uma conclusão precipitada da minha parte, mas foi espontânea :)

    ResponderExcluir
  6. não, não sou a colega do ph dos tempos da Folha. Já me perguntaram isso antes, porém. Sou profissional de marketing.

    ....

    Realmente nunca pensei em plágio neste caso. Pensava apenas na força da marca Google que foi o que me veio à mente logo que vi o 2014 e acho que isso é mérito deles e do alto nível de consumo que tenho da marca. Só isso.
    O Beto, como profissional da área de criação e design já bem caracterizou as diferenças entre as marcas. Isso não muda as minhas lembranças ou percepções, é claro, mas posiciona que não há ligações :-)

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9:25 AM

    .
    sem duvida plagio do google .
    .
    os parasitas do PT
    é que devem ficar alegres !
    .

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário