Seu último disco, The Captain & The Kid, vendeu apenas 100 mil cópias e o músico culpou os downloads pela forte queda de vendas. Provavelmente por isso, conforme a reportagem da Ansa, Elton John pediu o fechamento da internet para sempre porque está destruindo a indústria musical e as relações interpessoais (?!?!). Mas ele - que tem um site, que entre outras funções, serve para vender de ingressos para seus shows - também se contenta se o fechamento ocorrer por cinco anos “para ver que tipo de arte se produz neste período”.
Abaixo, as frases creditadas a ele na reportagem, com comentários meus. São verdadeiras pérolas de quem não entende o que realmente acontece no meio musical desde que a internet se popularizou.
“A internet faz com que as pessoas deixem de se comunicar e se encontrar e evitou que coisas fossem criadas. Em vez disso, (os artistas) se sentam em suas casas e criam seus próprios discos, que algumas vezes são bons, mas que não têm uma visão artística a longo prazo”.Não seria justamente o contrário? A internet não ajuda a aproximar as pessoas, não permite uma sinergia musical muito maior? Ou não é interessante a possibilidade de reunir online um músico do Brasil com músicos de outros países, que criam juntos, mesmo à distância, e disponibilizam suas criações para milhares de pessoas de maneira rápida e prática e sem atravessadores?
“Estamos falando de coisas que vão mudar o mundo e a forma como as pessoas escutam música e isso não vai ocorrer enquanto continuarem aumentando os blogs na internet”.Mais um equívoco. Se os blogs têm alguma relevância hoje em dia é porque alguns blogueiros, mesmo dentro de seus quartos, se mostraram mais eficientes que a mídia tradicional em determinadas ocasiões. Em termos musicais, existem blogs que ajudam a resgatar discos raros e até a produzir discos-tributos e de novos artistas. Se ele quer um jeito de mudar o mundo, por que não um jeito onde cada pessoa tem uma ferramenta na mão para exercer o direito de se expressar?
“Esperamos que o próximo movimento no mundo da música acabe com a internet. Saíamos às ruas, marchemos e façamos protestos, em vez de nos sentarmos em casa e entrarmos em blogs”.Como dá para perceber, no momento, aparentemente, Elton John tem mais raiva dos blogs do que dos tablóides ingleses. Me parece um outro equívoco já que eventos como o Live 8, do qual o próprio cantor participou no ano passado, teve a participação imprescindível da internet, inclusive de blogs que aderiram à iniciativa com posts e com selos relacionados ao evento e suas causas. Talvez Elton Jonh não se lembre disso porque está com a memória fraca ou porque seu fracassado disco só tenha sido lançado depois do Live 8. Boa sorte em Las Vegas.
Virou piada
Blogs de todo o mundo estão comentando e se divertindo com as declarações de Elton Jonh.
Tags: Música, Internet
And I guess that's why
ResponderExcluirThey call it the blues...
Cara... eu JURO que eu ia escrever algo em cima dessa matéria, mas me bateu uma preguiça fora do comum e eu desisti.
ResponderExcluirNão tenho muita paciência com gente ignorante não...