Faltou uma resposta - Coluna Extra

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Faltou uma resposta

A palestra do jornalista Ricardo Noblat sobre jornalismo online e blogs, que aconteceu ontem à noite na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis, rendeu comentários variados. Recolhi alguns via pesquisa no Blog Search.
“Deixou o público, formado na maioria por estudantes de comunicação, empolgados com as novidades e com as possibilidades” (Blog do Galarça)

“Ele falou sobre jornalismo online e blogs. Trouxe alguns números interessantes até, mas já massivamente divulgados por aí, que corroboram a idéia de cada vez mais o mundo e o Brasil está conectado na rede.” (Impressão Digital)

“É sempre bom ter uma visão sobre o assunto por quem está somente no mercado, independente do simplismo - e reducionismo - extremado da visão.” (Subbcultcha)

“A irreverência de Noblat marcou a palestra - pitadas de ironia, bom humor e muito - muito bom senso.” (CronicaNet)

“Foi uma aula sobre jornalismo online.” (Carlos Damião)

“Noblat se limitou a mostrar números que qualquer pessoa relativamente informada conhece, fez comentários óbvios e deu respostas óbvias para os jovens que foram ouvi-lo ansiosos por aprender.” (Elóy Simões em ComGurus)
Estive lá e minha opinião é que a palestra não apresentou nenhuma grande novidade e não foi um evento motivador para que novos blogs de jornalistas tenham sido criados de ontem para hoje. Até porque a maioria das perguntas que foram feitas pela platéia enfatizaram aspectos da prática jornalística que no blog acabam sendo as mesmas de outros meios. Muda o formato, não muda a rotina da apuração nem as responsabilidades com aquilo que se escreve e publica.

Na minha avaliação, faltou essencialmente a resposta para uma pergunta (até para justificar o título da palestra): o que faz dos blogs um fenômeno dentro do jornalismo? Uma das respostas possíveis é que com o blog o jornalista tem a possibilidade de ser cada vez mais independente dos grandes veículos - editorial e financeiramente falando. Noblat até citou, mas talvez por não ser esse o caso dele (que tem independência editorial, mas recebe para hospedar o wwww.noblat.com.br no site de O Globo), não enfatizou esse lado do blog como uma alternativa profissional viável para os jornalistas.

Tags:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário