Eu acredito que sim. De início, quando decide por um blog temático, o jornalista opta por focar em um nicho de mercado. Na seqüência, o blog leva seu dono a ter uma rotina de produção de conteúdo; a definir uma forma de relacionamento com leitores/clientes (nos comentários, no envio de posts por e-mail); a aprender novas práticas a partir da observação de outros blogs (benchmarking); a inovar na forma e no conteúdo (seja com abordagens criativas, seja com a adição de ferramentas diferenciadas); a estabelecer estatégias de divulgação (envio de convites e participação em listas de discussão e sites de relacionamento); e a identificar meios de captação de recursos (obviamente dentro de limites éticos e lícitos).Como tudo isso seria a introdução para a conversa, coloquei o assunto em pauta também numa enquete na comunidade Jornalistas por conta própria, que criei e mantenho no Orkut desde fevereiro de 2005. Para acessar (e votar), clique aqui.
E sobre “jornalistas por conta própria”, leia o que já foi publicado aqui no Coluna Extra.
Tags: Blogs, Empreendedorismo
Alexandre, muito pertinente os conteúdos que abordarias, nesta ótica do jornalista empreendedor e o papel dos blogs. É uma abordagem inovadora, ao meu ver, já que há uma preocupação interessante na abordagem editorial e nas vantagens que um profissional jornalista teria em cima de qualquer outro.
ResponderExcluirMais importante ainda é levar esta discussão para dentro das universidades - algo incipiente ainda, mas com ótimas exceções. É o caso do nosso colega Magrão.
Abraço
Alexandre,
ResponderExcluirAgradeço tua iniciativa de compartilhar aqui estas idéias que seriam o ponto de partida do papo com os alunos lá da Estácio. Estou citando em post no blog da disciplina, e vou comentar com eles.
E concordo contigo: os blogs podem ser laboratórios para formação de "publishers". Em um blog o editor/blogueiro tem que pensar em tudo, e não dá pra botar a culpa em ninguém se algo der errado, comportamento muito comum hoje em dia.
Uma pena que essa turma não participou desse papo, mas aos poucos a gente vai trabalhando temas assim com eles, ampliando os horizontes da moçada. E semestre que vem tem mais...