Perguntas e respostas sobre blogs - Coluna Extra

sábado, 17 de novembro de 2007

Perguntas e respostas sobre blogs

(Respostas minhas - não publicadas - para a revista Making Of.)

Você acredita que os blogs de não-profissionais já ocupam ou podem ocupar espaço dos profissionais da midia, por exemplo?

Não vejo o blog como um formato exclusivo para “profissionais da mídia”. Vejo como uma mídia para profissionais de qualquer área e com qualquer especialidade (ou interesse) expressarem suas idéias e opiniões. E esses “não-profissionais da mídia” não só podem como já ocupam um bom pedaço da blogosfera. Até acredito que em se tratando de blogs, não dá para separar profissionais e não-profissionais de mídia; são todos “usuários da mídia”, no caso, a mídia blog.

Os blogs podem ser considerados fontes confiáveis de informação?

Eu considero a grande maioria dos blogs como boas fontes de informação. Um grande exemplo disso são os blogs especializados no “universo Google”. Esses blogs avaliam os serviços, as notícias, as estratégias e acabam antecipando boa parte das novidades que o Google vem apresentando nos últimos anos. E são informações que eu sempre encontro primeiro nesses blogs e só encontro em sites de notícias muito tempo depois.

Com freqüência, o que é publicado nesses blogs que escrevem sobre o Google, serve de ponto de partida para o que eu publico no Coluna Extra, por exemplo. Se eu leio num desses blogs especializados em Google que o Orkut mudou seu template e permite a colocação de vídeos favoritos, faço o básico: vou no Orkut para checar, para ver se as novidades já foram ativadas. E citando a fonte, escrevo minha visão de usuário, dizendo o que mudou e se gostei ou não. E aí eu acredito que esteja um pouco da receita de confiabilidade dos blogs: a soma da antecipação de uma novidade com a opinião de usuário.

Tags:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário