A melhor extensão do Firefox - Coluna Extra

domingo, 27 de janeiro de 2008

A melhor extensão do Firefox

A disputa entre Internet Explorer e Firefox já rendeu muitas resenhas. Ainda é mais do que evidente a liderança do navegador da Microsoft em comparação com o da “raposa”. Mas tenho cada vez mais a certeza de que quem usa o Firefox pela primeira vez, vira fã. Pude constatar isso mais uma vez no decorrer da semana que passou. O Firefox agilizou muito minha rotina de trabalho simplesmente porque funciona, não trava e abre as páginas com uma velocidade que o Internet Explorer ainda não alcançou.

Além dessas qualidades básicas, o Firefox conquistou usuários também por oferecer uma série de extensões ou complementos que tem como objetivo dar ainda mais funcionalidade ao navegador. Existem funções simples como inserir um alerta que avisa quando uma nova mensagem chega na conta do Gmail ou uma “régua” para medir áreas de sites. Grande parte dos usuários costuma adicionar “congestionar” o navegador com várias extensões. Já ouvi dizer que isso deixa o Firefox um pouco mais lento. Eu já experimentei algumas, mas optei por usar apenas a Scrapbook, extensão que considerei a mais importante para pesquisas na internet e organização de idéias e pautas.

Numa explicação simplificada, o Scrapbook substitui o Favoritos do navegador, mas de um jeito diferente. Você entrou no Coluna Extra, por exemplo, achou um post interessante e pretende usá-lo num trabalho. Com o Scrapbook, não precisa só guardar o link do blog no Favoritos. Você pode selecionar o texto e capturar a seleção, que será “recortado” e guardado na pasta geral ou numa específica no Scrapbook (que ao ser adicionado passa a fazer parte do menu do navegador, ao lado do Favoritos). E se quiser, o usuário pode inserir marcações e comentários ou apagar trechos e até remover elementos do que foi selecionado e recortado. Ou seja, você guarda aquilo que realmente interessa. Recomendado para jornalistas.

Para quem já usa o Firefox, o endereço para baixar a extensão Scrapbook é este aqui. Se ainda não tem o Firefox, clique aqui para baixar o navegador.

(Sobre ferramentas para jornalistas, recomendo também a leitura do post 11 metas para jornalistas ainda não conectados, publicado pelo colega Dauro Veras).

Tags:

Um comentário:

  1. Tenho usado com parcimônia as extensões no Firefox, mas são mesmo um grande recurso pra turbinar o navegador. As que instalei: Download Status Bar (mostra os downloads numa pequena barra embaixo); Greasemonkey (permite a instalação de scripts que acrescentam novas funcionalidades aos sites); Better Gmail (cria novas funções pro Gmail, como um filtro melhor, a visualização de ícones pra diferentes tipos de anexos etc.; precisa ter o Greasemonkey instalado); IE Tab (com um clique no botão direito dá pra abrir a página no IE); Hyperwords (com um clique no botão direito dá pra fazer um monte de consultas na palavra destacada no texto de um site).

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário