O assunto relacionado à internet mais comentado do dia: a ação do MySpace Brasil que adotou uma ferramenta que permite ao usuário importar e adicionar seus contatos do Orkut. O procedimento - importar contatos de outros sites - não é incorreto nem novidade. Tanto o MySpace quanto o Orkut já oferecem essa opção para quem usa e-mails do Gmail e do Hotmail, por exemplo. O problema que vejo na ação do MySpace é a forma como o site está divulgando a novidade. Ou seja, o MySpace, líder em redes sociais nos Estados Unidos que ganhou versão em português em dezembro, está pegando uma baita carona no site de relacionamento do Google, disparado o mais acessado no Brasil, para aumentar sua audiência.
O tom do e-mail marketing enviado para os usuários já começa meio pilantra no campo “Assunto”: “Traga todo mundo pra cá agora mesmo”. É uma ordem? Já fica claro o objetivo da ação: aumentar o número de usuários no MySpace e não necessariamente reunir os amigos na rede. E não fica só nisso. Lá no meio desse e-mail marketing, o MySpace, querendo fazer graça, diz o o seguinte: “Mas se você ainda sente falta daqueles malas que ficaram no Orkut, pode convidar todo mundo pro MySpace”. Eu não acho que usar o concorrente seja a melhor estratégia para ampliar sua fatia de mercado. Isso vale para qualquer tipo de negócio, mas na internet, com o poder de mobilização dos internautas, fica ainda mais complicado agir dessa forma. E a carona vai para o space, com o perdão do trocadilho.
Sobre o assunto, leia também:
INFO Online: MySpace importa contatos do orkut
Folha Online: MySpace usa Orkut para aumentar número de usuários no Brasil
G1: MySpace lança ferramenta para importar amigos do rival Orkut
GoogleDiscovey: “Traga todo mundo do Orkut pra cá agora mesmo”
UnderGoogle: Myspace atraindo contatos do Orkut
Poisé, também não é novidade de a microsoft fazer propagandas enganosas e grosseiras desta maneira. Isso me lembra o "get the facts", campanha da microsoft contra as distribuições Linux.
ResponderExcluirhttp://www.microsoft.com/windowsserver/compare/default.mspx
Mais um motivo para não utilizar serviços/produtos da Microsoft ;)
Abraço,
Sérgio