Analistas do Ibope Inteligência passaram cerca de dois meses acompanhando mais de 240 blogs e 22 comunidades no Orkut para “compreender os mecanismos de formação de opinião e circulação de comentários sobre investimentos e finanças pessoais na internet”. O estudo mostrou que tópicos sobre dúvidas e pedidos de ajuda lideram a lista de temas mais publicados. Confira a lista completa.
40% - dúvidas / pedidos de ajuda
37% - cotação / comentários técnicos
30% - discussões a partir de proposição genérica
27% - notícias / tendências
23% - questões de comunidade / compartilhamento
13% - dicas / artigos / cultura geral
10% - entretenimento / enquete / jogos
9% - eventos / cursos
8% - oferta / procura oportunidade
Este é o primeiro estudo comercial sobre o assunto realizado no Brasil e será utilizado pelo Ibope Inteligência no desenvolvimento de pesquisas ainda mais detalhadas com os internautas sobre como as opiniões postadas online influenciam o processo de compra. “Estamos examinando diversas outras áreas nas quais as decisões de aquisição são ‘informação-intensiva’, como compra e venda de automóveis, imóveis, saúde, eletroeletrônicos, além de trabalhos mais aprofundados na área financeira”, Marcelo Coutinho, diretor de análise de mercado do Ibope Inteligência.
Leia o release completo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário