Música Para Baixar em debate em Florianópolis - Coluna Extra

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Música Para Baixar em debate em Florianópolis

Está começando agora na Casa Brasil Vidal Ramos, em Florianópolis, um debate sobre o movimento Música Para Baixar, desencadeado pela divulgação de um manifesto em favor do download de músicas pela internet, em julho deste ano. Participam do debate os músicos Jean Mafra, da Samambaia Sound Club, Gustavo Aniteli, da trupe Teatro Mágico, e Fabrício Noronha, da Sol na Garganta do Futuro. A iniciativa é do Pontão Ganesha e da agência Alquimídia e pode ser acompanhada ao vivo neste link. Saiba mais sobre o evento e leia abaixo o Manifesto movimento Música para Baixar (e não deixe de assinar o manifesto).
Manifesto movimento Música para Baixar

É a partir do surgimento da democratização da comunicação pela rede cibernética, que a conjuntura na música muda completamente.

Um mundo acabou. Viva o mundo novo!

O que antes era um mercado definido por poucos agentes, detentores do monopólio dos veículos de comunicação, hoje se transformou numa fauna de diversidade cultural enorme, dando oportunidade e riqueza para a música nacional – não só do ponto de vista do artista e produtor(a), como também do usuário(a).

Neste sentido, formamos aqui o movimento Música para Baixar: reunião de artistas, produtores(as), ativistas da rede e usuários(as) da música em defesa da liberdade e da diversidade musical que circula livremente em todos os formatos e na Internet.

Quem baixa música não é pirata, é divulgador! Semeia gratuitamente projetos musicais.

Temos por finalidade debater e agir na flexibilização das leis da cadeia produtiva, para que estas não só assegurem nossos direitos de autor(a), mas também a difusão livre e democrática da música.

O MPB afirma que a prática do “jabá” nos veículos de comunicação é um dos principais responsáveis pela invisibilidade da grande maioria dos artistas. Por isso, defendemos a criminalização do “jabá” em nome da diversidade cultural.

O MPB irá resistir a qualquer atitude repressiva de controle da Internet e às ameaças contra as liberdades civis que impedem inovações. A rede é a única ferramenta disponível que realmente possibilita a democratização do acesso à comunicação e ao conhecimento, elementos indispensáveis à diversidade de pensamento.

Novos tempos necessitam de novos valores. Temas como economia solidária, flexibilização do direito autoral, software livre, cultura digital, comunicação comunitária e colaborativa são aspectos fundamentais para a criação de possibilidades de uma nova realidade a quem cria, produz e usa música.

O MPB irá promover debates e ações que permitam aos agentes desse processo, de uma forma mais ampla e participativa, tornarem-se criadores(as) e gestores(as) do futuro da música.

O futuro da música está em nossas mãos. Este é o manifesto do movimento Música Para Baixar.
[Siga as atualizações do Coluna Extra pelo Twitter: http://twitter.com/colunaextra.]

Um comentário:

  1. alexandre, obrigado pela divulgação!!!

    convido os teus leitores a participarem dessa discussão, pois ela ajudará a definir o futuro da comercialização da música no brasil.

    ah, e parabéns pela iniciativa dos vídeos de bandas do estado.

    abraço,
    mafra

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário