Diário de Notícias - O papel do jornalista passa agora mais pela mediação do que pela investigação de factos?Leia a entrevista completa no Diário de Notícias.
Paulo Querido - Eu diria que esse não é o caminho. Pelo contrário, o jornalista deve aumentar a investigação. Tem, igualmente, de a melhorar. Nomeadamente, passando a usar a informática, que é uma ferramenta fabulosa para recolher e ajudar a tratar informação. Os computadores são mais do que máquinas de escrever artigos e enviar mails... Mas há papéis, como o de validar a informação, que ganham nova dimensão neste ambiente riquíssimo de informações. O papel do jornalismo passa por aí, como sempre passou: separar o trigo do joio e distinguir o que é pertinente.
Diário de Notícias - As redes sociais são uma ameaça ou um desafio para os media tradicionais?
Paulo Querido - São uma nova maré de oportunidade. Em especial aqueles media que têm diabolizado o Google, responsabilizando-o pelos seus próprios males, têm nas redes uma segunda oportunidade de criarem uma relação com as audiências online - e escapar às 'garras do mal'...
Diário de Notícias - A notícia já não é o que era?
Paulo Querido - É verdade, já não é o que era. Hoje a notícia é um tweet - um título e um link. Mais tarde um bloco de títulos debaixo de uma mesma página. Um bloco em permanente actualização. Já não há notícias fixas.
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
“Hoje a notícia é um tweet”
O título do post é o título da entrevista do jornalista e consultor de novas mídias português Paulo Querido (@PauloQuerido) ao jornal Diário de Notícias, da Ilha da Madeira. Querido é referência no Twitter, sempre atento e compartilhando novas ideias e links. Na entrevista feita pela repórter Sandra Cardoso, ele avalia o jornalismo online que é praticado hoje em Portugal, mas também faz análises sobre a relação do jornalismo com as novas mídias que se aplicam a profissionais de mídia de qualquer país. Leia trechos abaixo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário