Jornalismo e mídias sociais - Coluna Extra

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Jornalismo e mídias sociais

Estive no último sábado na faculdade SATC, em Criciúma, para ministrar curso sobre jornalismo e mídias sociais. Dividi a tarefa com a professora Maria José Baldessar, do curso de Jornalismo da UFSC, responsável pela primeira parte do curso, em que apresentou conceitos e estudos sobre jornalismo na internet.

Fiquei encarregado pela segunda parte: apresentar usos no jornalismo de algumas ferramentas de mídia social como listas no Twitter, playlist no YouTube, álbum coletivo no Flickr, além de destacar o ainda pouco conhecido, mas sensacional Storify, e de reforçar o jornalismo hiperlocal como um filão para o jornalista que deseja ser dono do próprio negócio.

No tom do post O jornalista que não se encontra, publicado aqui no Coluna Extra, também tratei de chamar atenção para um novo perfil do chamado editor de mídias sociais - que não é apenas aquele que publica tweets, monitora menções ou interage com leitores. É aquele que também gera conteúdo a partir de ferramentas de mídias sociais.





O roteiro da minha apresentação está no slideshow abaixo.

Um comentário:

Deixe seu comentário