Dica para “embedar” músicas do Blip.fm - Coluna Extra

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Dica para “embedar” músicas do Blip.fm

Desde o primeiro post que publiquei sobre o assunto, muita coisa mudou no Blip.fm. Nenhuma mudança chegou a descaracterizar o “twitter musical”. Mas depois do “sumiço” de gravações dos Beatles (use a criatividade e seus conhecimentos sobre a banda para localizar o que restou), da função “reblipar”, das novas regras para upload de músicas e dos anúncios do Google espalhados pelo site, a “última” do Blip não foi muito amigável: o código para “embedar” uma música (para colar num post) não está mais disponível (o código embed que permite colocar de uma até 25 músicas continua funcionando normalmente).

O embed “individual” aparecia quando o ouvinte clicava em posted on para abrir a “página” da música. Agora, no lugar do código aparece um anúncio do Google, seguido pela lista de usuários que “bliparam” a mesma música. O blog do Blip não trata do assunto e não acredito que o embed volte a ser disponibilizado. Mas para continuar “ilustrando” posts do blog com músicas do Blip, achei uma solução simples.

Todo link de uma música no Blip termina com um número, o blipId. Confira no exemplo abaixo.

http://blip.fm/profile/agenteinforma/blip/2431597

No código embed (que o Blip fornecia), o blipId aparece duas vezes. O que você tem que fazer é copiar o código embed de uma outra música que tenha sido colada em seu blog, colar no bloco de notas e colocar o número do blipId da nova música que você publicou no Blip. E está feito o embed. Copie, cole no post e visualize antes de publicar.

Estou fazendo isso desde que o embed ficou indisponível. E tem funcionado. Para facilitar a vida dos amigos que usam o Blip também em seus blogs, disponibilizei um arquivo-modelo com o código embed no endereço http://tinyurl.com/embedblip (basta substituir NUMERO pelo blipId da música, copiar e colar no post).

E para atestar a solução e manter o hábito, uma música do Blip para ilustrar o post (essa rendeu alguns props; dê play e tente ficar parado).

2 comentários:

Deixe seu comentário