Quentes tardes de domingo - Coluna Extra

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Quentes tardes de domingo

Mais uma função para o Twitter: provocar flashbacks. Aconteceu comigo. Ontem, acompanhei pelo Twitter uma troca de posts entre Léo Jaime (@leojaime) e Roger Rocha Moreira (@Roxmo), do Ultraje a Rigor, dois grandes nomes do rock brasileiro, especialmente nos anos 80, e na hora lembrei do programa Mixto Quente, criado por Nelson Motta e exibido nas tardes de domingo da Globo em janeiro de 1986 (leia o que diz a memória da Globo sobre o programa).

E por que relacionei a troca de posts com o programa? Porque uma das lembranças que tenho do Mixto Quente é uma apresentação do Ultraje com um outro artista/banda, onde um trecho da letra de “Ciúme” era citado no meio de outra música. E sempre pensei que esse artista fosse o Léo Jaime, que tocou no programa, e a música, “As 7 Vampiras” (com o refrão de “Ciúme” citado no trecho “mas o meu broto se morde de ciúme...” em vez de “mas o meu broto morre de ciúme...”).

Na verdade, depois de consultar Dias de Luta, livro sobre o rock brasileiro do jornalista Ricardo Alexandre (DBA Editora), descobri que minha memória estava quase certa. Sim, o Ultraje tocou com outro artista famoso da época no Mixto Quente, mas não foi com Léo Jaime. Foi com o RPM. No capítulo dedicado ao Mixto Quente, Ricardo Alexandre escreve que o “RPM se apresentou sozinho, depois com o Ultraje a Rigor, e no programa seguinte, Paulo Ricardo ainda deu o ar de sua graça cantando o sucesso ‘Agora eu sei’, tal qual fazia no disco do Zero”.

Fui atrás da apresentação das duas bandas para confirmar a citação de “Ciúme” no meio de outra música (pode ter sido em “Louras Geladas”: “...e eu me mordo de ciúme de um outro rapaz” em vez de “...e eu fico louco de ciúme de um outro rapaz”). No YouTube, encontrei alguns vídeos do Mixto Quente menos a tabelinha Ultraje/RPM. Em compensação, no balaio de vídeos do Mixto Quente no YouTube, achei uma pérola: o Ira! tocando “Núcleo-Base”. Foi a primeira vez que vi o Ira! na TV e a partir dali passei a acompanhar a banda com mais atenção até o seu fim em 2007 com baixarias à la...RPM.



Atualizado em 2 de maio, às 18h12min: Minha memória não estava errada sobre a apresentação conjunta do Ultraje a Rigor e do Léo Jaime no Mixto Quente da Globo lá em 1986. O próprio Roger Moreira, do Ultraje a Rigor, deixou um comentário neste post confirmando. “Na verdade, Léo e eu também tocamos juntos no Mixto Quente. Não sei sobre o trecho de ‘Ciúme’ no meio de outra música, mas tocamos ‘As 7 Vampiras’ com certeza”, escreveu o Roger.

[Siga as atualizações do Coluna Extra pelo Twitter: http://twitter.com/colunaextra.]

4 comentários:

  1. Anônimo3:55 AM

    Na verdade, Léo e eu também tocamos juntos no Mixto Quente. Não sei sobre o trecho de Ciúme no meio de outra música, mas tocamos 7 Vampiras com certeza.
    Abraço!
    Roger

    ResponderExcluir
  2. EU sempre quero me lembrar do autor mas nunca consigo. Grande livro o Dias de Luta. Já li e me amarrei.

    Abraço

    PS: Fui obrigado a voltar. Sabe qual foi a palavra de confirmação do comentário???? SUPLA!

    ResponderExcluir
  3. cara, quass queu choro vendo Scandurra ca camisa do Sampaulo hahaha

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2:57 PM

    pra mim, é uma das melhores músicas do rock brasileiro.
    ph

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário