Marcelo Cherto, pioneiro e um dos principais consultores sobre franchising no Brasil, acaba de entrar para a blogosfera com o Franquias Blog. A partir de sua experiência, Cherto escreve sobre tendências, esclarece dúvidas e comenta o que de mais importante e interessante acontece no segmento de franquias.
Em maio de 2001, quando editava e distribuía por e-mail minha newsletter ALEX INFORMA, publiquei uma entrevista exclusiva com Marcelo Cherto, na qual ele analisava a relação entre marketing e franchising. Abaixo, reproduzo alguns trechos da entrevista.
ALEX INFORMA - O que diferencia o marketing praticado nas franquias do praticado nas empresas tradicionais?
MARCELO CHERTO - Nas redes de franquias, a coordenação das atividades de marketing geralmente fica a cargo de algum dos integrantes da empresa franqueadora. Contudo, essa pessoa tem que levar em consideração a existência dos franqueados e as necessidades específicas de cada um deles. Como, no geral, boa parte da verba de marketing provem de contribuições dos franqueados para o Fundo Cooperado da Rede, é natural que eles queiram ser informados e ter condições de, no mínimo, discutir algumas das estratégias definidas pelo franqueador.
ALEX INFORMA - Quais as maiores dificuldades em desenvolver uma estratégia de marketing padronizada, mesmo que, por exemplo, o mercado de uma cidade seja completamente diferente de outra?
CHERTO - As empresas que, a meu ver, melhor resolveram esse dilema são as que encararam que há certas ações de marketing que têm alcance geral, enquanto outras devem levar em consideração a realidade específica de cada tipo de mercado. Assim, além de campanhas nacionais (seja de publicidade, seja de promoção), criam também “ações de micro-marketing”, que podem custar pouco e ter um efeito altamente positivo.
ALEX INFORMA - Como se desenvolve uma estratégia de marketing de rede eficiente? Quais os principais elementos?
CHERTO - Cada rede é um caso específico. De qualquer forma, acho que uma regra geral se aplica: o marketeiro tem que tirar o traseiro da cadeira e ir para as ruas, para saber como agem e pensam tanto os consumidores, como os franqueados ou operadores das unidades que compõem a rede. Ou seja: o bom marketing é aquele criado com os pés fincados na realidade.
ALEX INFORMA - Qual tem sido o papel da internet no desenvolvimento do sistema de franchising? Serve para aproximar mais, solidificar ainda mais o aspecto da padronização?
CHERTO - A internet permite o uso de ferramentas de comunicação extremamente úteis, como as intranets e extranets. O que permite não apenas aproximar mais as pessoas, mas também aumentar (e muito) a transparência nas relações.
Tags: Blogs, Marketing, Franchising
Obrigado pelo post, Alexandre. Esse negócio de ter um Blog dá um trabalho danado. É quase como cuidar de um bonsai. Mas é muito divertido.
ResponderExcluirKKK precisei postar pq adorei essa comparação do blog com um bomsai.
ResponderExcluirMas falando sério acredito que a web só tem a ganhar com mais conteúdo de qualidade sobre franquias.
Parabéns
Eu fiz as duas coisas: adquiri uma franquia (Frankia Virtual), estou na fase inicial e ainda criei um blog para otimizar meu site e posso afirmar que o blog realmente dá trabalho. Se alguém quiser conhecer: www.redefrankiavirtual.blogspot.com
ResponderExcluirverdade rsrs
ResponderExcluirAdorei o post, ainda mais com a comparação do blog com o bonsai rs.
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
Muito bom o blog, estão todos de parabéns!
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