Acabei nem escrevendo sobre o assunto e hoje, depois de ler um ou outro comentário a respeito, fui conferir o lançamento do RadarCultura, projeto inovador da Rádio Cultura AM, de São Paulo, que dá uma nova perspectiva para a participação efetiva dos ouvintes na programação da emissora. Longe desse esquema das “comunidades oficiais”, o site é feito de forma colaborativa pelos internautas e o que é pedido/mais votado ali vai para o ar em um programa diário, a partir das 20h. Criado por Juliano Spyer e André Avorio, o projeto prevê que, em breve, toda a programação da emissora seja feita assim, de forma colaborativa.
Eu entrei lá, fiz meu cadastro, opinei, sugeri, votei e virei fã. Para começar, a qualidade de transmissão da emissora pela internet é de tirar o chapéu. E o site, muito prático, rápido, sem frescuras. Depois de preencher um formulário simples e criar seu nome de usuário, o ouvinte/internauta poderá participar nas seguintes áreas, conforme indicação do blog do projeto:
Música: o RadarCultura tem um grande acervo de músicas. Se sua escolha estiver nesta lista, é só pedir e fazer uma campanha para que os outros ouvintes-internautas votem em sua sugestão. Se a música que quiser ouvir na rádio não estiver entre as opções disponíveis no site, mande um e-mail para a equipe do RadarCultura. Na seção Música, você escolhe e vota nos títulos que quer ouvir. Na seção Playlist, monta sua seleção de músicas e vota nas opções já publicadas no site.E como curiosidade, a participação no RadarCultura motivam ações (ou campanhas, como diz o texto do blog do projeto) em outros ambientes. Por exemplo, nesse primeiro dia, eu participei de campanhas no Twitter para que uma determinada música recebesse mais votos para ser tocada – o que torna a participação ainda mais divertida para quem gosta de música, rádio, internet (não necessariamente nessa ordem).
Podcast (gravações em áudio, de todo tipo): os arquivos de áudio ficam disponíveis para todos os internautas e os mais votados também podem ir para o ar, no programa de rádio. Vale uma história, uma piada, uma entrevista, um trecho de música.... O que conta é a imaginação. E, para tocar na rádio, o que conta é a opinião dos ouvintes/internautas – que podem votar e comentar cada um dos podcasts.
Conversa (dicas, broncas, debates, notícias e pautas para programa): nesta seção, você pode trocar idéias no site e sugerir pautas para o programa de rádio – pode ser sugestão de programa, matéria ou entrevista. As dicas, broncas, debates e notícias mais votados e comentados no site também vão fazer parte da programação da rádio.
O endereço do Radar Cultura é www.radarcultura.com.br. E como diz o slogan do projeto: pode entrar que a rádio é sua.
Tags: Internet, Rádio, Música
legal ver que a rádio teve boa repercursão, estava lá no lançamento hoje, ótimo projeto!
ResponderExcluirolá alexandre, obrigado pelo post. espero que voce nos mantenha informados das suas experiencias pelo Radar. grande abraço
ResponderExcluir