Anos atrás, a manchete “Benetton anuncia nova campanha” gerava uma certa expectativa para saber qual seria a polêmica da vez. Mas hoje, dia 13, a empresa italiana lança sua nova campanha mundial no Senegal e surpreende positivamente. Trocou as polêmicas (algumas gratuitas, na minha opinião) pela iniciativa de apoiar e promover o programa de microcrédito da cooperativa Birima, fundada pelo cantor senegalês Youssou N’Dour. Com o slogan “Africa Works”, a campanha é baseada em fotos de trabalhadores senegaleses que usaram o microcrédito da cooperativa para financiar pequenos negócios. Na lista de retratados, um pescador, um decorador, um músico, um joalheiro, um fazendeiro, um alfaiate, dois vendedores têxteis, um boxeador, entre outros.
No material de divulgação da nova campanha, Youssou N’Dour diz que a África não quer caridade, mas sim subsídios financeiros. “Minha experiência pessoal me ensinou a perceber que quando um empréstimo, mesmo que pequeno, é usado para desenvolver uma idéia ou realizar um projeto, é um caminho efetivo para o combate da pobreza”, diz. “Por isso todo mundo deveria entender o valor do microcrédito”. A Benetton também dá suporte financeiro ao programa.
(Sobre microcrédito.)
Tags: Marketing
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário