Acabo de receber release com o resultado de uma pesquisa sobre a influência dos blogs na formação de opinião do consumidor a respeito de um produto ou de um serviço. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Qualibest que entrevistou 1.820 homens e mulheres de todo o Brasil, de todas as classes, com idade de 18 anos ou mais, cadastrados no Painel QualiBest.
Reproduzo abaixo os principais resultados da pesquisa.
- 72% dos entrevistados afirmaram que, via blogs, já obtiveram informações que ajudaram a formar uma opinião sobre uma marca ou serviço;
- 12% acredita totalmente e 86% acredita parcialmente nas informações que encontram em um blog;
- Mais da metade das pessoas que responderam ao questionário afirmaram que se lembram de ter visto algum tipo de propaganda em um blog que costumam visitar;
- 89% já acessou algum blog pelo menos uma vez, e a média de acessos diários é de uma para a maioria dos entrevistados e de duas ou mais vezes para 25% dos entrevistados;
- Quanto ao tempo de acesso, 60% afirma que dedica menos de uma hora a cada acesso e 34% gasta de uma a duas horas;
- Entre os temas preferidos estão curiosidades (18%), humor (15%), internet (10%), seguidos de notícias e tecnologia em geral (9% cada);
- Apenas 9% dos entrevistados costumam acessar blogs internacionais
- Os sites de busca (48%) e recomendações de outras pessoas (30%) foram as maneiras mais citadas para se conhecer um blog novo;
- Leitura do conteúdo foi o recurso mais citado (86%) sendo que a maioria dos entrevistados acredita que fotos e vídeos são os recursos mais importantes em um blog.
- Apenas 24% dos entrevistados declarou manter um blog próprio e, desse total, apenas outros 24% disseram que seus blogs lhes proporcionam algum tipo de rendimento;
- Entre os blogs mais lembrados estão os de humor Kibeloco, Humortadela e Acidez Mental, seguidos pelos de esporte, como o Blog do Juca (blogs mais citados espontaneamente apesar das respostas terem sido bastante pulverizadas).
Issaê. No que depender de mim, milhaaaaaaaaaaaares de internautas serão influenciados a assistirem bang-bang. Yeah!
ResponderExcluirEssa é apenas mais uma demonstração da força da blogosfera. Estamos vivendo uma nova realidade na comunicação onde o poder dos blogs se mostram cada vez mais evidente. É bom poder estar fazendo parte desse novo paradgma.
ResponderExcluir"...72% dos entrevistados afirmaram que, via blogs, já obtiveram informações que ajudaram a formar uma opinião sobre uma marca ou serviço..."
ResponderExcluirCostumo acompanhar os feeds de um número grande de blogs e respeito muito a opinião de alguns desses blogueiros. Respeito tanto que, quando quero comprar algo relacionado a tecnologia, por exemplo, verifico o que alguns blogueiros falaram a respeito do tal produto - os blogs de nicho. Isso aconteceu pela última vez quando comprei um HTC Touch - primeiro consultei o review que a "Bia Kunze" fez... Foi essencial para a escolha entre diversos produtos.
E tenho notado que há uma tendência de que esse conceito aumente, de o consumidor ter voz ativa, falar do produto, bem ou mal. Enfim - mais que certo esse ítem (cada vez mais)...