Dados iniciais do estudo “Jornalismo na Era Digital”, produzido pela LVBA Comunicação a partir da opinião de 604 jornalistas de todo o Brasil, indicam que “a imprensa brasileira está dividida em relação à credibilidade do conteúdo publicado nos blogs escritos por profissionais de outras áreas”. Se por um lado, 46,2% consideram os blogs mantidos por não-jornalistas como boas fontes de informação, por outro, 40,4% desconfiam das informações postadas. Outros 13,2% disseram que jamais consultam blogs destes tipos.
A consulta foi feita através de um questionário enviado por e-mail entre os dias 30 de junho e 15 de julho para profissionais de TV, rádio, internet, jornal e revista e de diferentes editorias. Os dados são parte de um trabalho que a LVBA está fazendo para conhecer as atitudes e comportamentos de blogueiros não-jornalistas. “Este estudo nos ajuda a entender melhor a relação da imprensa com a internet e a chamada web colaborativa”, diz Rodrigo Padron, diretor de Novos Produtos e Mercado da LVBA. O estudo completo deverá ser concluído em setembro.
Além das opiniões sobre os blogs de não-jornalistas, a consulta da LVBA apontou ainda os seguintes dados:
- 60% dos entrevistados afirmam que mantêm páginas pessoais e 10,2% têm contas no Flickr;
- Quase 60% dos entrevistados revelam que passaram a escrever para a mídia online, mantendo a atividade jornalística anterior, com o crescimento da internet;
- 45,3% escrevem matérias para sites de seu interesse;
- 40,2% produzem artigos para veículos online;
- Para 76,2%, as fontes digitais passaram a complementar o trabalho de apuração de informações.
- 55,1% dos entrevistados iniciou o desenvolvimento de alguma atividade jornalística nos últimos anos;
- Praticamente todos os profissionais entrevistados declaram que o jornalismo tornou-se mais dinâmico com a expansão da internet.
Bom dia Alexandre, eu tenho um blog e estou fazendo meu tcc sobre ele. Este estudo seria muito útil para o meu trabalho.
ResponderExcluirVocê poderia passar a fonte para fbesouchet(EM)gmail.com?
Obrigado