O modelo do Twitter é a base para o ReportingOn, nova plataforma de microblogging voltada especificamente para jornalistas e que entrou no ar no último dia 1º, como informa o blog Jornalismo & Internet. No ReportingOn, idealizado por Ryan Shaolin, o jornalista também escreve somente 140 caracteres, como no Twitter, respondendo a pergunta “What are you reporting on?”, que eu prefiro adaptar para “Qual é a sua pauta?”.
O que tem de diferente no ReportingOn, em comparação ao Twitter, é a forma como os usuários criam suas redes. Não é na base do “adicionar” ou do “follow” Fulano. No ReportingOn, a rede é formada atráves de “beats”, como são chamadas as categorias no site. Os “beats” são criados pelos próprios usuários quando escrevem e publicam seus posts. Na página inicial do ReportingOn é exibida uma lista com todos os “beats” e ao clicar em uma deles você vê os usuários (e posts) “conectados” pelo mesmo assunto ou pauta, no caso — o que facilita a troca de idéias, dicas, etc., que possam contribuir para a produção de uma reportagem, por exemplo.
Leia mais sobre o ReportingOn no blog oficial do site.
(E por falar em microblogging, siga o Coluna Extra pelo Twitter: http://twitter.com/colunaextra.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário