Os campeões do MySpace - Coluna Extra

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Os campeões do MySpace

O MySpace divulgou a lista dos perfis mais acessados em 2008. E, como era de esperar, entre os artistas nacionais, a prodígio Mallu Magalhães lidera a lista. A cantora foi a atração da série de shows MySpace Tour Brasil e despontou a partir do perfil no site. Entre os 25 perfis mais acessados, o único não-musical é o do escritor Paulo Coelho.

A lista mostra que o MySpace não é mais (só) uma alternativa para quem não consegue ou não quer vínculo com uma gravadora. É também (e muito) parte da estratégia de marketing de artistas de grandes gravadoras, com espaço garantido nas rádios e TVs. Isso explica a presença da Ivete Sangalo, NX Zero, Jota Quest e Fresno (sem contar a banda Nove Mil Anjos, a banda-do-Júnior, que recebe espaços generosos na mídia por conta do passado do seu baterista ao lado da Sandy). Na lista aparecem também participantes do Ídolos, da TV Record (Rafael Barreto, vencedor do programa, Rafael Bernardo, Maria Christina, Paulo Cremona e Nanda Garcia), além de artistas gospel. Confira a lista dos 25 perfis mais acessados, com seus respectivos links no MySpace.

1. Mallu Magalhães

2. Rafael Barreto

3. Paulo Coelho

4. Ivete Sangalo

5. Marcelo Camelo

6. NX Zero

7. Jota Quest

8. For Fun

9. Rafael Bernardo

10. Catch Side

11. Maria Christina

12. Paulo Cremona

13. Josimar Creu

14. Rosa de Saron

15. Nove Mil Anjos

16. Oficina G3

17. Fresno

18. Lorena Chaves

19. Sepultura

20. Tiago Iorc

21. Jullie

22. CW7

23. Cine

24. Restart

25. Nanda Garcia


Entre os perfis internacionais, o Guns ‘n’ Roses (ou o que sobrou da banda de Axl Rose - o próprio) ficou em primeiro lugar, alavancado pelo lançamento do álbum Chinese Democracy. Na lista dos cinco primeiros aparecem ainda Jonas Brothers (os new-hanson), Paramore (boa banda; ouça “Misery Business”), Little Joy (a banda formada por integrantes do Los Hermanos e do Strokes) e Demi Lovato (estrela do filme Camp Rock, da Disney).

Um comentário:

  1. Anônimo3:10 PM

    Malluzinha vai ser Foda, ainda. E ela realmente é uma demonstração dessa questão de "estratégia de marketing": começou no meio on-line, popularizou-se e, ali, chamou a atenção de uma gravadora - o que condiz com seu argumento sobre a questão de vínculo ou não.
    Showzinho dela em Floripa foi muito bacana, por sinal.
    Agora... Paulo Coelho em terceiro? Surpresa péssima!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário