É a segunda vez que sou convidado pelo coordenador do curso, jornalista Aldo Schmitz, para tratar do tema. A primeira foi em setembro do ano passado.
Para a conversa de hoje, revisei a apresentação do ano passado e trouxe para discussão a pergunta provocativa que serve de título deste post.
A seguir, reproduzo o texto que guia minha conversa com os alunos. Logo abaixo, publico o power point que fiz com dicas e sugestões de leitura.
Comunicação Digital: rotina de trabalho com mídias sociais
O uso de mídias sociais associado ao trabalho de comunicação social tanto na esfera pública quanto na empresarial passa por uma reflexão:
De quantas mídias sociais você precisa?
A resposta para esta pergunta depende do tipo e da quantidade de informação produzida e da infraestrutura disponível para dar conta da tarefa. Sem esquecer que blog também é uma mídia social, Twitter e Facebook seguem como as mais relevantes.
Para que serve o Twitter? Notícias, texto, urgência, agilidade, monitoramento, SAC, interação, distribuição, seguidores.
Para que serve o Facebook? Promoção, imagens, compartilhamento, curtir, lançamentos, relacionamento, amigos.
O crescimento do Facebook não mexeu com o Twitter, que ainda é destaque principalmente por causa da sua facilidade de medir e exibir os assuntos mais relevantes via Trending Topics.
No Facebook, a relevância costuma ser medida pelo número de compartilhamentos,”curtir” e comentários. Muito em função dessas características, o Orkut ficou para trás
O Orkut praticamente só “deu certo” no Brasil e na Índia e nunca foi “adotado” de verdade pelo Google. Mas depois de algumas tentativas que deram em nada, como Google Wave e Google Buzz, o Google lançou o Google+, que até agora não emplacou.
Fica a pergunta: vale apostar no Orkut e no Google+?
Uma outra questão importante sobre o uso das mídias sociais: resista ao impulso de entrar em uma nova mídia social assim que for lançada. “Todos pira” sempre que aparece uma novidade, mas antes de começar a usar, avalie. Ser o primeiro pode não ser a melhor estratégia.
O tempo ajuda na decisão e, mais do que isso, ajuda a estudar a forma mais criativa e inovadora de usar a mídia social. Neste contexto, dois exemplos de novas mídias sociais para observar:
Instagram: consolidada e fortalecida com venda para o Facebook e chegada ao Android.
Pinterest: ainda em fase de estudo. Corre o risco de virar “mídia cult” e não mídia segmentada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário