Autorizadas ou não, eu quero ler biografias - Coluna Extra

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Autorizadas ou não, eu quero ler biografias

Nessa papagaiada toda sobre biografias, fico pensando no conselho que sempre dou para o meu filho, Vitor, que é músico: além de tocar com frequência e estudar o instrumento, para ser um bom músico tem que ler sobre música. Tem que mergulhar também na história da música, conhecer a trajetória de bandas e compositores para sacar o contexto em que músicas foram compostas, discos foram lançados, parcerias foram feitas.

É por isso que gosto e compro biografias - autorizadas ou não (foto). Pena que os "monstros sagrados" da MPB não entendem ou não querem compreender o quanto é importante compartilhar por vontade própria e, principalmente, por iniciativa de terceiros. Eu acredito que faça uma grande diferença para um jovem músico ter a exata noção do que levou Roberto Carlos a gravar "Traumas" ou descobrir o que Chico Buarque tem a ver com Julinho da Adelaide. Para mim, quanto mais eu souber, mais valor dou para uma música ou para um artista.

Às vezes acho que sou até chato com isso quando disparo a falar desse universo ao redor de uma música, disco ou artista. Se para quem escreve sobre música, meu caso, isso faz diferença, para quem compõe é ainda mais importante.




Links recomendados

Dos textos sobre a "polêmica das biografias", recomendo o de Márvio dos Anjos, no Globoesporte.com, que é uma resposta ao artigo publicado de Chico Buarque em O Globo. Ainda sobre o artigo de Chico, Paulo César de Araújo, autor da biografia proibida de Roberto Carlos, respondeu também O Globo, à acusação do autor de "Cálice" de que não foi entrevistado para a livro Roberto Carlos em Detalhes, apesar de seu nome aparecer na lista de fontes. Não foi uma quarta-feira feliz para Chico Buarque. Confira os links.

Penso eu (Chico Buarque)

Na pelada, uma biografia de Chico

De seu amável interrogador

Exclusivo: Vídeo mostra entrevista de Chico Buarque a autor de biografia de Roberto Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário